De 1º a 3 de agosto, o Colégio de Pr42901632625_336f91b2a8_ke sidentes (CP) – fórum consultivo do Confea composto pelos presidentes do Federal e dos Creas e pelo diretor-presidente da Mútua – estão  reunidos para a sua 4ª reunião ordinária, no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

O Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, participa do evento, que tem como objetivo buscar a unidade de ação no que se refere ao  funcionamento do Sistema Confea/Crea, por meio da uniformização de procedimentos e do posicionamento diante de temas relacionados às profissões da área tecnológica. De acordo com o presidente do Crea-Minas, engenheiro civil L42882220825_fd1d70d2c1_zucio Borges, o evento é importante para alinhar o trabalho dos Conselhos. “A reunião do Colégio de Presidentes é o momento de apresentar  propostas e alinhar o trabalho de todos os Creas do país” comenta Lucio.

Ainda na abertura, o coordenador-adjunto do CP e presidente do Crea-SE, engenheiro agrônomo Arício Resende Silva, reforçou que os assuntos tratados “são importantes dentro do sistema Confea/Crea e ressaltaremos algumas questões que vem ocorrendo em nível nacional”. No mesmo sentido, o presidente da Mútua, engenheiro civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães pediu a atenção de todos para as questões relativas à Caixa de Assistência.

1º dia

Na programação da reunião, o Crea-Minas apresentará algumas de suas principais ações. Estão previstas palestras sobre o Colégio Estadual de Empresas (CEM-MG), órgão consultivo do Conselho que tem como objetivo estabelecer um diálogo entre o Conselho e o setor empresarial e sobre a atuação do Crea-Jr Minas Gerais, que abordará a interface com os estudantes. Também haverá uma palestra sobre as experiências e resul43737769022_0fa87631ea_ktados na fiscalização no agronegócio e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo GT de Estruturas Curriculares e suas Atribuições.

As comissões de Ética e Exercício Profissional (CEEP), de Articulação Institucional do Sistema (CAIS), de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS) e de Organização, Normas e Procedimentos (CONP) apresentarão os trabalhos que tem desenvolvido e, em seguida, será a vez da Comissão Organizadora da 75ª SOEA. Para encerrar as atividades do primeiro dia, o Crea-PR discutirá a Legislação do Microempreendedor Individual, além de apresentar o planejamento estratégico e o comitê empresarial.

2º dia

Entre as apresentações do segundo dia, o conselheiro federal Alessandro Machado e o funcionário do Confea Sérgio Martins apresentarão relatório e planejamento referentes à integração dos regionais na ART nacional. O conselheiro também falará sobre o Projeto de Lei 3772/2015, que dispõe sobre medidas de abertura da economia no Brasil e de licitações. Dando sequências às atividades do segundo dia, a Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema discutirá os reajustes de anuidades, taxas, multas e ART para o exercício 2019. Por fim, será o momento dos presidentes dos Creas das regiões Nordeste, Centro-Oeste e do Norte que, entre os assuntos pautados, discutirão a fiscalização do agrotóxico e a reforma e ampliação de sedes e inspetorias.

3º dia

Outro tema que receberá destaque na reunião é a atuação feminina no agronegócio. A fundadora do portal Agromulher, a mineira e engenheira agrônoma Vanessa Sabioni, ministrará palestra sobre a criação da maior rede digital liderada por mulheres. De acordo com Vanessa, a palestra será uma oportunidade para mostrar a atuação da mulher no agronegócio, área em que há um predomínio masculino. “A ideia é promover, por meio da apresentação de cases, o empoderamento feminino na área tecnológica, além de oferecer mais capacitação feminina no âmbito profissional” comenta a engenheira. A última apresentação será do Crea-SC que discutirá a redução do desconto para pagamento da anuidade antecipada, taxa para correção das anuidades em atraso, além do custos das despesas do Colégio de Presidentes.