Para celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado na terça-feira, 22 de março, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), o Iate Clube de Teresina e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI) promoveram no último domingo uma expedição pelos rios Parnaíba e Poty, com o intuito de despertar as autoridades competentes para a necessidade de preservação dos rios.

A expedição contou com grande participação da comunidade náutica e reuniu as entidades pela defesa desse recurso vital, com a presença do presidente do Crea-PI, Paulo Roberto Ferreira de Oliveira, o presidente da OAB-PI, Chico Lucas, e o comodoro do Iate Clube, Lourival Lobo, além de outros representantes das entidades como o conselheiro e diretor do Crea-PI, Hebert Soares, e o procurador do Crea-PI, Fernando Pedreira, o coordenador da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB-PI, Daniel Alves, e os demais integrantes da comissão, Marcos Rangel, Lucas Aquino e Gláucio Adati; do Iate participaram ainda o diretor náutico, Antonio Neto, e o assessor para assuntos náuticos, Genoíno Cavalcanti.

B60466B3-3089-4C50-A037-CCB59001F43EChico Lucas destacou que a OAB-PI vem há algum tempo medidas na área de saneamento. “Estamos avaliando ajuizar uma Ação Civil Pública solicitando dos órgãos competentes, AGESPISA, Prefeitura e o Estado façam os investimentos necessários para despoluição dos rios”, informou.

Enquanto assessor do Iate Clube, Genoíno expôs a preocupação da comunidade náutica com a degradação das margens dos rios e o despejo sistemático de esgoto diretamente nas águas, explica que “o desmatamento das encostas aliada ao despejo de dejetos não tratados são os principais fatores de degradação dos nossos rios ano após ano”.

3EA3B13A-B4F4-42A6-9C48-05E6D67945A1Segundo o presidente o Crea-PI, Paulo Roberto, é fundamental que o poder público comece a agir de forma incisiva nesse problema que impacta em diversos âmbitos da vida sociocultural. “A água é um elemento de vida, e a manutenção de fontes limpas é política saúde pública, tornando essencial garantir uma rede de saneamento eficiente. Além disso, os rios abrigam um valor ecológico, histórico e cultural imensurável, possibilitando ainda o seu uso responsável e criativo contribuir para o desenvolvimento econômico e social.”

Durante a semana, o Crea-PI iniciou a campanha digital “Economize. Não espere a última gota”, que visa incentivar o uso consciente da água. E desde de 2015 tem realizado ações de debate público sobre tema, como o Ciclo de Debates sobre a Água, com Seminário, Audiência Pública e Expedição.

Nos dias 21 e 22 de janeiro, foi realizada a 7ª Expedição Cromwell Wall de Carvalho de Teresina a Luís Correia, na região conhecida como Baixo Parnaíba, percorrendo 410km até o litoral e alertando a população das cidades ribeirinhas para a necessidade de preservar o rio, do qual foi produzido um documentário registrando as vivências no percurso. E nos dias 11 e 12 de março, o percurso foi de Teresina a Floriano.