IMG_0003

O vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí- (CREA-PI), Ronildo Brandão, recebeu na última sexta-feira (27), o Diretor de Gestão de Informações Estratégicas de Combate à Corrupção do Tribunal de Contas do Estado do Piauí(TCE/PI), José Inaldo Oliveira, para alinhar a futura renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o TCE/PI e o CREA/PI, com a finalidade do aprimoramento de ações na fiscalização e o intercâmbio de informações de interesse recíproco. Estiveram presentes na reunião, o Assessor da Presidência do Crea-PI, Francisco Lira, o Assessor de Relações Institucionais,Wolteres Alencar, e o Chefe da Fiscalização do Conselho,Fábio Peixoto.

O Termo de Cooperação Técnica venceu em junho de 2017, e a atual Diretoria do Crea-PI pretende renová-lo.  Quanto à isso,o vice-presidente do Crea-PI ressalta “é importante essa futura renovação pois teremos um aliado, com uma grande estrutura, principalmente, na fiscalização de obras públicas. Para o Conselho, é de grande valência ter esse intercâmbio de informações e tecnologia.” Para José Inaldo de Oliveira essa colaboração e integração, combaterá a corrupção no estado “principalmente relacionado a execução de obras e serviços de engenharia. O Crea-PI avançou muito, e está preparado para o modelo que propomos.”

Neste acordo, destaca-se os benefícios à divisão de fiscalização do Conselho, pois verificar-se-á a participação efetiva  de profissionais habilitados em obras e serviços públicos no âmbito estadual e municipal; acesso restrito à base de dados do TCE/PI; e a troca de informações entre auditores do Tribunal de Contas e os fiscais desta autarquia piauiense.

Quanto a oportuna parceria na fiscalização de obras e serviços públicos, o Chefe da Fiscalização do Crea-PI, Fábio Peixoto, declara “os benefícios vão desde a melhoria na quantidade de contratos públicos fiscalizados até a qualidade destas fiscalizações. De modo, que não podemos ver outro resultado a não ser o aprimoramento dos mecanismos de fiscalização de obras e serviços públicos no âmbito do Sistema Confea/Crea. No contexto do aprimoramento foi oportuno tratar das ferramentas de informática que facilitam a fiscalização de ambos os entes, ficando evidente o mútuo benefício.”

Ao ser efetuada a renovação do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o TCE/PI e o CREA/PI será comunicado na Plenária deste Conselho.