OK 1

Goiânia sedia até sexta-feira (08) a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. O evento, que iniciou-se na quarta-feira (06), ocorre na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO). O presidente do Crea-Pi, Ulisses Filho está presente no evento, juntamente, com o diretor-presidente da Mútua, Eng. Civ. Marcelo Morais e, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger e, os presidentes dos Creas de todo o Brasil, além de conselheiros federais, estaduais e convidados, para discutir diversos assuntos ligados à área tecnológica.

O Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea tem como um dos seus principais objetivos buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento de todo o Sistema Confea/Crea, por meio da uniformização de procedimentos.

Jubileu de ouro do Crea-GO

Durante a abertura da reunião do Colégio de Presidentes,o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho recebeu das mãos  do presidente do Confea, Joel Krüger, do presidente do Crea-GO, Francisco de Almeida e da Coordenadora do GT do Jubileu OK FOTO 2de Ouro Crea-GO, Ana Renata Volpini, uma placa de homenagem pela relevantes contribuições à construção da história do Crea-GO nos últimos 50 anos.

A coordenadora do GT do Jubileu de Ouro destacou que a comemoração dos 50 anos do Crea-GO coincide “com um momento de grandes inovações para o Conselho, como a reestruturação e modernização na forma de fiscalizar; a busca pela aproximação entre o Crea e o profissional; implantação de tecnologias que possibilitaram serviços online, trazendo agilidade ao atendimento, entre outras iniciativas que atribuíram credibilidade ao Regional”.

Palestra sobre a malha ferroviária brasileira é destaque do 2º dia de CP em Goiânia

Continuando a programação da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua (CP), a palestra “Ferrovias no Brasil – A malha atual e os problemas que impedem a sua expansão”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Eng. Civ. George Rangel, foi o destaque do segundo dia de evento (7/6).

Em sua fala, George Rangel, que possui experiência prática na construção, manutenção e fiscalização de obras ferroviárias, apresentou um breve histórico sobre a malha ferroviária do Brasil, destacando as razões pelas quais chegou à atual situação e, ainda, possíveis soluções para destravar a malha ferroviária no Brasil.

Confea

Também durante o segundo dia do encontro, o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, apresentou aos presentes um relatório de atividades desenvolvidas pelo Federal, destacando principalmente as ações parlamentares e de aproximação com o Conselho Nacional de Educação (CNE). Ele também destacou a entrada do Confea como Amicus Curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra dispositivos da Lei 12.378/2010 – que regulamenta o exercício da profissão de arquitetos e urbanistas – e da Resolução 51/2013, ambos do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).

Por fim, Krüger destacou as campanhas de comunicação que vêm sendo realizadas pelo Federal, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre o trabalho realizado por todos os profissionais que integram o Sistema Confea/Crea. “Estamos trabalhando em conjunto com o Conselho de Comunicação e Marketing para darmos a visibilidade necessária que a agronomia, as engenharias e as geociências merecem”, frisou.

Outras apresentações, como “Engenharia de Custos e Gerenciamento de Projetos”, realizada pelo presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC), Eng. Civ. Roberto Villela Dias, e o vice-presidente do Instituto e conselheiro federal, Eng. Eletric. José Chacon; e sobre a metodologia de fiscalização em hospitais e clínicas, feita pelo diretor financeiro do Crea-SP, Eng. Prod. Mec. Rodolfo More, também tiveram seu espaço.

OK3