topo site

Projetos inovadores são exemplos de sustentabilidade

Data: 16/11/2009
Fonte: Confea
Redator(a): Tânia Carolina Machado

Escolas estimulam alunos a criar.

A criação de projetos inovadores é uma das marcas da atualidade. A preocupação ambiental e a necessidade da consolidação de ambientes sustentáveis fazem com que, cada vez mais, as escolas busquem mecanismos para incentivar a conscientização dos futuros profissionais quanto à sustentabilidade.

A Escola Centro de Ensino Candanguinho (Cecan), de Brasília, tem desenvolvido projetos na área ambiental. Segundo o professor de Biologia, Hélder Batista Souza, a ideia é que a instituição seja totalmente sustentável. Após reuniões no final do ano letivo, os coordenadores e professores elaboram os projetos que serão apresentados aos alunos e colocados em prática no ano seguinte.

Em 2009, Hélder explica que a escola teve por base projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Um deles é o cultivo de hortas em tubos de PVC, utilizando um mecanismo hidropônico. Como a escola está sendo ampliada, o sistema de manta para impermeabilização será usado também no telhado da escola. Com foco no meio ambiente, o professor afirma: “A ideia é deixar zero de emissão de carbono”.

Outro projeto desenvolvido na Cecan é o de compostagem, que consiste num conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos e obter um material fértil. Nesse caso, Hélder explica que os resíduos da escola vão ser reciclados em um composteiro dentro de gavetas de armários. Lá existe um minhocário, onde esses animais fazem a decomposição da matéria e a terra adubada será reutilizada na horta.

Mais um exemplo de incentivo para as crianças vêm da Secretaria da Educação do Distrito Federal. Luan Lucas Rodrigues, de 13 anos, comenta que os professores costumam estimular a participação dos alunos nas Feiras de Ciências e nos programas de iniciação científica. Ele descreve com precisão o sistema de aquecimento solar que criou junto com dois colegas após ter visto o “passo a passo” na internet. “O sol passa pela garrafa PET, que contém caixas de leite que vão absorver o calor e esquentar a água para o consumo”, explica.

Já na Escola Técnica de Brasília (ETB), Glauber Pereira dos Santos, aluno do curso de Eletrônica e estagiário de robótica, fala sobre os inventos de seu grupo: uma moto ecológica, que utiliza bateria de carro em vez de gasolina e atinge até 30km/h; uma roda d’água que aproveita a energia gerada em plantações; e um carro com controle remoto desenvolvido a partir de objetos descartados, como uma caixa do monitor de computador. Glauber comenta que os alunos se sentem motivados a inventar protótipos e muitas vezes são usados materiais reciclados. “Esse conhecimento vai nos ajudar futuramente no mercado de trabalho”, afirma.

Exposição, Fóruns e Debates na 66ª Soeaa
As discussões sobre inovação tecnológica e projetos inovadores terão lugar de 2 a 5 de dezembro, em Manaus (AM), durante a realização da 66ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. Além de contar com um fórum destinado especificamente aos jovens e uma exposição de produtos e serviços inovadores – que prevê a participação de indústrias da Zona Franca de Manaus, do Inpa, entre outros –, a programação do evento tem espaço reservado para os debates sobre a “Inovação Tecnológica e o Estado da Arte das Profissões”.

Saiba mais: www.soeaa.com.br


 


Todas as notícias


Cadastre-se em nossa newsletter

  • Nome:
  • E-mail:
topo

Creajr-PI - Programa vinculado ao Crea-PI
Praça Demóstenes Avelino, 1767 / Centro · Teresina/PI · CEP: 64000-120
Fone: (86) 2107-9292 · Fax: (86) 2107-9252 · creajr@crea-pi.org.br · Mapa do site