sempat 1

 

   Em comemoração ao dia Mundial em Memória das Vitimas de Acidentes de Trabalho, o Crea-PI juntamente com a Associação Piauiense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho-APIEST, promoveram a I SEMPAT- Semana de Prevenção de Acidentes e Saúde do Trabalhador, no último sábado (28), no auditório da sede do Crea-PI. O objetivo do evento foi proporcionar aos profissionais da Engenharia, técnicos de segurança e comunidade em geral, conscientização quanto à importância da prevenção em locais nos locais de trabalho.

sempat 4

 O evento contou com duas palestras técnicas que foram “O cenário dos acidentes de trabalho no Piauí, ministrada pela Auditora Fiscal do Trabalho  e Coordenadora da CANPAT, Flávia Lorena e a palestra “Doenças Ocupacionais: acidentes que não se vê”, tendo como palestrante o Engenheiro de Segurança, Hércules Medeiros. Ao final do evento, tivemos um ato público em memória das vítimas de Acidentes de trabalho com entrega de flores e cartilhas informativas sobre acidentes de trabalho.

   O Engenheiro de Segurança do Trabalho e de Produção, Andrei Costa ressalta que o evento tem caráter prevencionista “A I SEMPAT contou com total apoio do CREA-PI, na figura do presidente Ulisses Filho, que desde o início, se propôs a apoiar. Então, a atividade do engenheiro de segurança do trabalho, do técnico de segurança do trabalho é uma atividade eminentemente prevencionista. Então, sabendo da CANPAT promovido pelo Ministério do Trabalho, resolvemos unir esforços e realizar a I SEMPAT”.

  A Auditora Fiscal do Trabalho, Flávia Lorena, ressalta que no começo desde ano, já ocorreu 6 acidentes fatais e 4 foram na construção civil, sendo assim, o principal setor de acidentes é a construção civil. Sobre esse dado, ela afirma que precisa-se de uma maior comunicação entre os engenheiros e os técnicos de segurança do trabalho “o engenheiros civis e de segurança e os técnicos de segurança, são os profissionais que podem garantir a segurança do trabalhador dentro de uma obra. Então é preciso que o engenheiro civil ou de segurança, escute o técnico de segurança. Portanto, é importante essa conexão entre esses dois profissionais de forma que não prejudique o andamento da obra, mas, que também garanta ao técnico que ele cumpra com suas funções com as normas regulamentadoras”.

sempat 2

  Pensando na importância da segurança do trabalhador, o presidente do Crea-PI, pretende elaborar um convênio com o Ministério do Trabalho, para uma troca de informações sobre acidentes de trabalho e posteriormente promover um curso com os profissionais “Queremos elaborar uma espécie de convênio, para troca de informações de caráter ilustrativo, para saber onde podemos atuar na prevenção. Posteriormente, promover treinamentos para os nossos fiscais aqui do Crea-PI, para que eles saibam aonde devem agir, como também, quais são os tipos de documentos de segurança de trabalho que são exigidos para os empreendimentos, evitando possíveis acidentes”, declara Andrei Costa.

sempat 5

sempat 3

sempat 6