Voltar página inicial
  •  | 
  •  Inspetorias 
  •  | 
  •  Fale conosco 
Carregando

Mercado de trabalho aberto para engenheiros agrimensores

Data: 10/06/2010
Fonte: Assessoria de Comunicação do Confea
Redator(a): Maria Helena de Carvalho

Crescimento do país aquece ofertas.

A se confirmar o nível de crescimento anunciado nos últimos dias e considerado “chinês” – uma taxa anual de 9% - mercado de trabalho atualmente em expansão terá ainda mais ofertas para o Engenheiro Agrimensor – que teve sua data comemorativa dia 4 de Junho - .

“E o mercado estará aberto”, acredita Reinaldo Sabadoto, empresário do ramo e presidente da Federação Nacional dos Engenheiros Agrimensores. Para ele, “a exemplo de diversas outras profissões, a de Agrimensor está em alta diante da necessidade de investimentos em infraestrutura para que o país não perca as oportunidades de desenvolvimento e tenha por onde escoar sua produção sob pena de estancar o atual ânimo desenvolvimentista”.

“A retomada do crescimento abre uma fase positiva para os cerca de 10 mil engenheiros agrimensores existentes no país, e também para os que pretendem entrar numa das nove faculdades existentes do país (*) e aumentar o número dos que se formam anualmente, entre 200 e 300 profissionais”.

Sabadotto lembra que além dos projetos do governo, como o de Ordenação do Cadastro de Imóveis Rurais – lei 10267/2005 – que obriga a medição e o georeferenciamento de terras acima de 500 hectares para fins de reforma agrária, existe a área ambiental especialmente aquecida com a construção de hidrelétricas e que precisa de medições e estudos de impacto ambiental. Incra, o Ibama e o próprio Ministério Público também carecem desses profissionais em quantidade suficiente para atender a demanda. Ele cita ainda empresas como a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.), entre as que no setor privado também são excelentes opções para os engenheiros agrimensores.

Para o presidente da Fenea, as boas perspectivas podem refletir maior procura pelo curso que geralmente tem turmas pequenas, cerca de 30 alunos. “Com o mercado aquecido para os próximos anos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, inclusive, talvez diminua o índice de desistência registrado durante a graduação, cerca de 10%. Assim como alterar o trajeto geralmente percorrido pelo agrimensor de continuar os estudos de mestrado, doutorado e pós doutorado, não atuando diretamente no campo”.

Profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, os agrimensores em geral têm algumas de suas atividades – como as relativas à construção de estradas – conflitantes com as dos engenheiros agrônomos. Mas Sabadotto acredita que a Resolução 1010 “implantada como está no papel será mais justa e diminuirá as áreas chamadas de sombreamento onde determinadas atribuições de algumas profissões se confundem”.

No balanço geral, o presidente da Fenea conta como “positivo” o saldo atual. Por último, e para melhorar ainda mais as perspectivas para a profissão, Sabadotto defende que os Creas devem intensificar a fiscalização na área para garantir a presença de profissionais habilitados à frente de obras ou empreendimentos.

(*) Estados que oferecem a faculdade de engenharia de agrimensura: SC; SP; MG; RJ; AL; BA e PI.

 


Todas as notícias




Cadastre-se em nossa newsletter

  • Nome:
  • E-mail:
topo

Praça Demóstenes Avelino, 1767 / Centro · Teresina/PI · CEP: 64000-120
Fone: (86) 2107-9292 · Fax: (86) 2107-9253 · Mapa do site · Webmail