•  |
  •  |
  •  Fale conosco
Carregando

Confea assina Acordo de Cooperação que poderá proporcionar a participação de profissionais em outros países

Data: 19/11/2010
Fonte: Assessoria de Comunicação do Confea
Redator(a): Tânia Carolina Machado

O objetivo é conjugar esforços para realização de atividades voltadas a promover os serviços de engenharia, arquitetura e agronomia.

Ao iniciar as atividades do segundo dia do 7º Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea/Crea – 2ª etapa – o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e a Secretaria de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (SCS/MDIC) assinaram Acordo de Cooperação Técnica que visa à conjugação de esforços para a realização de atividades voltadas a promover e discutir os serviços de engenharia, arquitetura e agronomia.

Segundo o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Edson Lupatini Júnior, o mercado de trabalho para esses profissionais está em forte expansão, mas junto às oportunidades surgem também os desafios. “O setor é de enorme importância ao país em função de expressivos superávits. Hoje precisamos cada vez mais de profissionais dessas áreas. Cada vez mais especializações estão surgindo e cada vez mais esse segmento está inserido em diversas áreas produtivas do país, tanto na área da indústria quanto na área de serviços”.

Lupatini ressaltou, ainda, a ação que as duas entidades têm realizado com objetivo de incentivar o setor. “E é nesse sentido que celebramos o acordo, o que permitirá, ainda, promover a participação do Confea em fóruns do governo em que sejam discutidas matérias referentes aos profissionais da área, além de possibilitar a participação de profissionais brasileiros em outros países, bem como profissionais de outros países no Brasil, tendo como premissa a reciprocidade”. Essas tratativas já foram iniciadas, inclusive, com o Chile, Estados Unidos e Colômbia.

Nesse contexto, o presidente do Confea, Marcos Túlio de Melo, destacou a aprovação da proposta de nº 55, que visa “formular propostas de política de relacionamento institucional com as organizações profissionais congêneres, embaixadas, Ministério das Relações Exteriores, organizações internacionais e instituições diversas de interesse dos profissionais e empresas da área tecnológica, buscando desenvolver propostas de parceria e cooperação”, aprovada na tarde de ontem, durante o 7º CNP.

Com a aprovação da proposta, esta passa a ser uma ação estratégica do Sistema Confea/Crea. De acordo com Marcos Túlio, a prática de ações nesse sentido é uma visão não só do plenário, mas de todo o pais. “Temos uma engenharia forte e reconhecida e precisamos buscar cada vez mais essa participação no comercio exterior. É uma honra para nós a sua presença e essa parceria que se estabelece aqui”, concluiu.

Todas as notícias

Cadastre-se em nossa newsletter