O “Conversando com o Presidente” em Oeiras debateu aspectos de trabalho e valorização profissional

O Crea-PI promoveu na noite dessa segunda-feira (11), o “Conversando com o Presidente” no município de Oeiras, no auditório da Secretaria de Educação (SEMED). O evento contou com a participação do Presidente Ulisses Filho, dos inspetores do Conselho no município Junior Lopes e Kelson Almeida, ambos engenheiros civis e, pelo engenheiro agrimensor, Jammycksael Carvalho. O evento reuniu profissionais, professores e representante de entidades.

O “Conversando com o Presidente” foi promovido pelo presidente Ulisses Filho, juntamente com a inspetoria do Conselho do Município e, teve como objetivo, discutir com os profissionais os aspectos de trabalho do Crea-PI e, a valorização dos profissionais na região.  Sobre a iniciativa do presidente Ulisses Filho em se deslocar aos municípios do interior do Estado e ouvir os profissionais, João Batista Barroso, fundador do EMPLANTA – (Empresa de Planejamento e Assessoria Técnica Agropecuária) ressalta “sou credenciado ao Crea-PI há 24 anos e, em todo esse período nenhum presidente visitou a inspetoria com o intuito de ouvir os profissionais. Então, esse é um ponto positivo na gestão do atual presidente, pois essas ações valorizam os profissionais”.

Quanto à valorização profissional, o eng. Agrônomo e Diretor Geral do Instituto Federal do Piauí- IFPI, Sebastião Nascimento ratifica “essa iniciativa do presidente nos valoriza bastante, pois foi uma oportunidade de discutirmos alguns pontos importantes para a categoria e,através dela,iremos avançar enquanto profissionais nas nossas atividades exercidas”. Já o eng.civil Lindolfo Nunes Santos ressalta “gostei da explanação do presidente e fiquei satisfeito com a dedicação e o interesse que ele tem em melhorar e atender as necessidades da classe, principalmente, quanto a valorização profissional.”

Em relação as questões debatidas no evento, João Batista Barroso e o eng. Agrônomo e professor do IFPI, José Francisco, pontuaram a intensificação da fiscalização em Oeiras. Já o eng. Agrônomo Mário Martins evidenciou a importância da “tabela de honorários  para o funcionamento dos profissionais do Crea, principalmente, no interior”. Para Lindolfo Nunes Santos: “seria interessante um convênio do Crea-PI com a Prefeitura de Oeiras, pois dessa forma, teríamos obras com mais qualidade”. Já o Diretor Geral do IFPI, Sebastião Nascimento, ressalta que todos os pontos discutidos são relevantes para a categoria, mas “enquanto professor acho que o Crea-PI tem que rever a necessidade da anuidade diferenciada para os professores.”

O Inspetor-Chefe Juok 9570nior Lopes, ressaltou a participação maciça da classe ,no evento,e a receptividade do presidente Ulisses Filho nas ideias abordadas. Com relação as ações da inspetoria regional para o triênio 2018-2021, o inspetor chefe declara “pretendemos melhorar a comunicação da inspetoria com a classe, visando a valorização profissional. Com o apoio do presidente Ulisses Filho, implantaremos a sala do profissional e a Ouvidoria na inspetoria, além de ofertar cursos visando a capacitação profissional”.

Já o Inspetor-Secretário Kelson de Almeida enfatizou a relevância da visita do presidente Ulisses Filho “os profissionais gostaram desse momento com o presidente, o mesmo soube tirar todas as dúvidas e procurou a melhor solução para as nossas dificuldades. Pretendemos que, posteriormente, o presidente Ulisses Filho venha a mais reuniões como essa para que assim possamos agregar ainda mais os profissionais da cidade”. Quanto a cursos que a inspetoria de Oeiras pretende ofertar, o inspetor enfatizou a importância do Excel e Autocad para os profissionais. “Foi o primeiro encontro aberto e direto que tivemos com o presidente do Crea-PI na nossa cidade e, todos saíram satisfeitos, pois foi a oportunidade que todos tiveram de expor suas ideias e ter algumas dúvidas sanadas. O que mais chamou a atenção e não foi nenhuma surpresa, foi o fato de que havia profissionais que aguardava essa oportunidade por mais de 28 anos como relatou o Engenheiro Civil Edvaldo Reis, que até então nunca tivera tal oportunidade”, declara o inspetor-tesoureiro Jammycksael Sousa.

O Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho ressalta que “O Conversando com o Presidente em Oeiras foi surpreendente, pois sempre tivemos dificuldades em reunir os profissionais mas, tivemos uma reunião muito proveitosa, com profissionais diversificados de nível superior e médio,então, foi um debate plural e participativo. Os inspetores fizeram um bom trabalho e,acredito, que a inspetoria irá avançar em discussão na região”. Em relação aos temas levantados, para Ulisses Filho, o Crea-PI irá trabalhar ações de valorização profissional e a fiscalização educativa. Já em relação a parceria com a Prefeitura de Oeiras, o presidente do Crea-PI salienta “o secretário municipal de obras e serviços públicos, Luiz Fernando Costa, se colocou à disposição do Crea-PI para fazer parcerias de fiscalização. Então, isso mostra a necessidade da união das instituições da região, afim de que consigamos fiscalizar a engenharia e a agronomia com eficiência”.

Sobre a intenção de se propagar o evento “Conversando com o Presidente”, Ulisses Filho revela “os próximos eventos será em Corrente e Bom Jesus”.

ok 9613
ok 9630