Nesta semana, ocorreram dois incêndios em edificações em Teresina. Esse fato gerou preocupação na sociedade e, o tema da inspeção predial voltou a ser debatida devido à precarização dos prédios na capital piauiense.

  A inspFOTO DA MATÉRIA INSPEÇÃO PREDIALeção predial, conhecida também como vistoria técnica, analisa as condições técnicas, de uso e de manutenção da edificação, devendo ser realizada por um engenheiro que identifica as falhas e parte para a correção destas, proporcionando o uso da edificação com total segurança pela sociedade. Sobre essa problemática, o presidente do Crea-PI, Ulisses Filho ressalta “estamos preocupados com as edificações de Teresina que estão antigas. Então, é necessário que em determinado tempo, que estamos discutindo que o tempo ideal seria de 5 anos, se realize uma vistoria, por um engenheiro civil, elétrico ou mecânico, dependendo  da circunstância da necessidade da inspeção, para que não ocorra incidentes como aconteceu nessa semana”

  Recomenda-se que a inspeção predial inclua, pelo menos, os seguintes sistemas construtivos e seus elementos: estrutura, impermeabilização, instalações hidráulicas e elétricas, revestimentos externos em geral, esquadrias, revestimentos internos, elevadores, climatização, exaustão mecânica, ventilação, coberturas, telhados, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas (SPDA).

 Diante da necessidade de evitar futuros desastres, o presidente Ulisses Filho defende a lei de Inspeção Predial no município. “A cidade de Teresina não tem uma lei de Inspeção Predial, então o Crea-PI está articulando com entidades, para que se assumaOK inspecao1 a importância da efetivação da lei que regulamente a questão predial no município. Essa lei será bastante relevante, afinal, quem ganha com isso é a população que estará protegida de acidentes”. A presidente do IBAPE-PI, Eng.Civil Mércia Maria Teixeira concorda com a opinião do presidente do Crea-PI e, enfatiza “ é importante a efetivação dessa lei para a segurança da população,pois a inspeção predial beneficia diretamente na conservação e funcionamento dos edifícios, trazendo benefícios como: maior segurança; valorização do imóvel e menor necessidade de futuros reparos.”