Nesta semana, o Conselho RegWhatsApp Image 2018-08-06 at 22.33.26ional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), realizou a palestra Utilização de Polímeros na Engenharia Civil (Reciclagem de Resíduos da Construção Civil), ministrada pelo prof. Rudy Folkersma, da NHL Stenden University of Applied Sciences, instituição holandesa de educação superior com atuação internacional.

Rudy Folkersma está realizando palestras pelo país debatendo sobre  inovações relacionadas à tecnologia de plásticos sustentáveis em conjunto com a comunidade empresarial. Quanto a relevância do evento para a consciência dos jovens, o renomado professor destaca que é importante a nova geração mudar o pensamento na obtenção do necessário em termos de matéria-prima “não podemos continuar com a economia linear, temos que mudar para uma economia circular que busca produtos que não se tornem resíduos após seu uso, podendo ter sua vida WhatsApp Image 2018-08-06 at 22.33.27útil estendida”.

Na construção civil, o palestrante percebeu a falta de reaproveitamento dos materiais “a reciclagem é uma fonte de negócio benéfico, principalmente, ao meio ambiente. Podíamos coletar o que desperdiçamos, e reciclar nossos plásticos”. Na Europa,atualmente, 30% dos plásticos são reciclados. Na Holanda, a meta é que até 2050, 100% dos plásticos serão recicláveis ou advindos de alguma fonte renovável.  Com esse propósito, Rudy Folkersma afirma que as empresas irão repensar em como reutilizar os materiais de um forma consciente, quais serão os métodos e os desafios desenvolvidos para se trabalhar com reciclagem mecânica.