Fiscalização na Agronomia e valorização profissional são temas debatidos no Conversando com o Presidente em Uruçuí

Nesta semana, a inspetoria do Crea-PI no município de Uruçuí recebeu profissionais e estudantes no evento “Conversando com o Presidente”. Esta ação tem como finalidade debater sobre os aspectos de trabalho, valorização profissional e ações desenvolvidas à frente deste Conselho.

O evento contou com a participação do Presidente Ulisses Filho, do inspetor-Chefe do Conselho no município,Fábio Porto, o inspetor-secretário, Alexandre Cavalcante e o inspetor- tesoureiro, Djalma Filho, como também os representantes da Associação Piauiense dos Produtores de Algodão (APIPA) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Uruçuí.

Sobre a iniciativa do presidente Ulisses Filho em se deslocar aos municípios do interior do Estado e ouvir os profissionais, o eng.agr Matias Júnior ressalta que a reunião aproxima os profissionais do Conselho “essa ação reflete a vontade de melhorar o relacionamento com os profissionais”. Já o estudante de engenharia agronômica da Universidade Estadual do Piauí- UESPI, Daniel Barbosa, declara que saiu da reunião com uma nova visão sobre o Crea-PI “o Conselho não tem como objetivo apenas  fiscalizar, mas está em busca de capacitação aos profissionais para o mercado de trabalho.”

Quanto à capacitação o Representante da APIPA, eng. agro Edson de Souza, declara que as oportunidades de emprego em Uruçuí são ocupadas por profissionais de outros estados,e com isso “deve-se haver mais união entre instituições de ensino, Crea-PI e empresas para ações de capacitação para melhorar a situação na região.”

Na oportunidade, o Presidente Ulisses Filho debateu sobre a fiscalização da agronomia na região e ressaltou que o Conselho será mais atuante. Dessa forma, discutiu-se um plano de ação para fiscalização “a ideia é fortalecer os benefícios da ART- Anotação de Responsabilidade Técnica, fazer com que os profissionais que acompanham a propriedade passem a registrar sua atividade junto ao Crea-PI. Portanto, o próximo passo é marcar a reunião com os produtores para expor o papel do Conselho nesse processo e demonstrar a necessidade e benefícios da ART”, afirma Ulisses Filho.

O inspetor-chefe Fábio Porto, ressalta a disponibilidade do Presidente Ulisses Filho em contribuir com a região. Quanto à capacitação, ele afirma “ que irão definir cursos de capacitação no município, como aproximar os profissionais e estudantes da inspetoria.”