Programa Jovem Engenheiro promoveu palestras sobre Empreendedorismo

Empreendedorismo foi tema de duas palestras, na última semana, no Crea-PI. Através do Programa Jovem Engenheiro, realizou-se, nos dias 26 e 27, a palestra Empreendedorismo: Abertura da empresa à gestão. Durante dois dias, profissionais e estudantes, tiveram a oportunidade de aprender todos os trâmites para abrir uma empresa. O evento contou com a presença do presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, do superintendente deste Conselho, Pedro Vaz e dos Coordenadores do Programa Jovem Engenheiro, Karina Marques, Luana Marreiros e Pablo Santana.

 

No primeiro dia de evento, que contou com a participação da especialista em contabilidade gerencial, Maria Rebello, abordou-se sobre gestão empresarial. “A temática é importante, pois na grade curricular dos cursos não são trabalhados assuntos como empreendedorismo e gestão empresarial. Muitos concluem o curso superior, abrem sua empresa, mas é importante trabalhar alguns pontos. A base para que tudo flua naturalmente é  planejamento”, disse.

 

 

Já no segundo dia, o especialista em contabilidade e orçamento público, Carlos Carvalho Júnior , retratou toda a formalização da empresa e tributação. “Abordamos a formalização em si. Se vai ser uma sociedade ou uma empresa individual. Todos esses detalhes que o empresário deve se ater, para poder decidir como vai se comportar no mercado. O programa Jovem Engenheiro está de parabéns por proporcionar essas palestras de capacitação.  É prazeroso estar participando, mais uma vez, desse projeto”, declarou.

 

 

Sobre a segunda oportunidade de abordar sobre empreendedorismo, a coordenadora do programa Jovem Engenheiro, eng.civ Luana Marreiros, declarou que trouxe, novamente, essa discussão devido à demanda no semestre passado. “Dessa vez, a palestra teve um plus com a parte gerencial. Então, envolveu os conceitos de empreendedorismo e as partes interessadas como clientes e fornecedores. Então, foi bem positivo, pois esclareceu muitos pontos para os recém-formados”, afirmou.

Para a engenheira civil, Hortência Zacarias, as palestras foram esclarecedoras. “Marketing e planejamento estratégico são pontos que não tinha visto e sanou minhas dúvidas, já que pretendo empreender”, expôs.

 

Esse evento foi a última ação do programa Jovem Engenheiro neste ano, que teve muitas novidades como o Almoço da Engenharia e participação em ações sociais como o Teresina em Ação. A coordenadora de Ética e Legislação, eng.civ. Karina Marques, declarou que o próximo ano promete muitas atividades. “O programa vai passar por reformulação e vamos agregar novos engenheiros para participarem das Comissões,  encabeçando novas vertentes. Teremos mais interação,capacitação e networking”, revelou.

 

 

 

 

 

Coordenador de Capacitação do Programa Jovem Engenheiro, Pablo Santana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *