10º CNP definirá os rumos do Sistema Confea/Crea

Na manhã da sexta-feira (20), o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, e o conselheiro federal e coordenador da Comissão de Articulação Institucional (Cais), eng. agr. João Bosco de Andrade Lima Filho, deram as boas-vindas aos 509 delegados – 380 estaduais e 129 institucionais -, participantes do 10º Congresso Nacional dos Profissionais (CNP), realizado no Centro de Convenções de Palmas (TO).

 

Ladeados pelos assistentes Ricardo Sotto Maior e Edgar Barcelar, funcionários do Confea, Krüger e Bosco conduziram os trabalhos com base na Resolução 1013/2005, do Confea, que regulamenta a organização e o funcionamento da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) e do CNP. A pauta foi aberta com a escolha, entre os participantes, do 1º e 2º secretários, respectivamente, Humberto Dalber (Crea-RS) e Karine Moreira (Crea-DF), e dos 1º e 2º relatores, Célia Rosa (Crea-PR) e Dalila Araújo (Crea-BA).

Veja mais fotos

Na sequência, os delegados sugeriram e aprovaram alterações no regimento do congresso, entre elas, a distribuição equitativa de delegados entre convidados – apenas com direito a voz – e profissionais, assim como entre delegados institucionais e estaduais. Os participantes também sugeriram alterar o regimento quanto ao encaminhamento das propostas aprovadas durante o CNP, bem como a divulgação das informações referentes ao andamento e implementação das mesmas junto ao Confea.

Ao historiar a evolução dos trabalhos, Joel Krüger explicou que 510 propostas foram originadas nos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) e enviadas ao Grupo de Trabalho CNP, do Confea, e que depois de agrupadas e sistematizadas se reduziram a 45.

Lembrando que o quórum mínimo para a votação das propostas é de 306 delegados, Joel Krüger informou que os destaques sugeridos e aprovados já valem para o regimento deste ano, enquanto as propostas de alteração, se aprovadas, vão compor o regimento do 11º CNP, a ser realizado em 2022. Ele também afirmou que as moções têm que ser apresentadas até o meio-dia de sábado com assinatura de, no mínimo, um terço dos delegados credenciados.

Com número variável de integrantes e diferenciados por cor, os oito grupos de trabalho analisam até amanhã, sábado, último dia do 10º CNP, todas as 45 propostas. Seguem para a plenária final somente as propostas rejeitas em seis ou mais grupos, as demais estarão automaticamente aprovadas.

Confira:

GT Amarelo, 64 integrantes – coordenador Clóvis Silvio Simões
GT Azul, 67 integrantes –  coordenador Ubiratan Oro
GT Laranja 62 integrantes – coordenadora Paula Pinheiro
GT Cinza, 66 integrantes – coordenador Carlos Nakazima
GT Roxo, 58 integrantes – coordenador Felipe Monclair
GT Verde, 65 integrantes – coordenador Ricardo Veiga
GT Vermelho, 64 integrantes – coordenador Márcio José
GT Preto, 63 integrantes – coordenador Jorge Samir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support