Academia Piauiense de Engenharia realiza solenidade de Instalação e Posse da Diretoria

A Academia Piauiense de Engenharia (APIENG) realizou, na última quarta-feira (19), a cerimônia de instalação oficial e a posse da diretoria para o biênio 2019/2021, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI). Fundada em abril de 2018, a APIENG tem como missão contribuir para que a sociedade, profissionais e o Estado sejam servidos pelos profissionais de nível superior integrantes das carreiras do Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA de forma competente e inovadora, à luz da ética e sustentabilidade.
O presidente do Crea-PI, Eng. Agr. Ulisses Filho, assumiu a cadeira nº 10 da APIENG, que tem como Patrono o Eng. Agr. Luís Gonzaga Carneiro. Em sua fala, o Presidente Ulisses Filho ressaltou que os membros da APIENG contribuíram para o desenvolvimento do Piauí. “A APIENG tem um grupo seleto de profissionais que, com certeza, poderão apontar rumos para o desenvolvimento do estado, que passa pela Engenharia, Agronomia e Geociências. Um outro aspecto relevante são os patronos, pois estamos conservando a história da Engenharia Piauiense, eternizando as pessoas que já se foram e resgatando sua vida profissional. Fico muito honrado em fazer parte dessa Academia”, afirmou.

O Presidente da APIENG e ocupante da cadeira de nº 3, eng. civ. José Mendes, comemorou a solenidade e afirmou que ainda são muitos os objetivos que a Academia almeja alcançar, principalmente, no que diz respeito à preservar a memória da Engenharia no estado. “Estamos engatinhando, mas nosso propósito é levar adiante os objetivos contidos no nosso Estatuto, enaltecendo àqueles profissionais que muito contribuíram e contribuem para a Engenharia. Pretendemos levar ações com projetos, pareceres, estudos, de modo a contribuir com o estado do Piauí”, contou.

Na ocasião, o Diretor Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho, assumiu a cadeira nº 9 da Academia e salientou que a Mútua-PI e o Crea-PI irão participar ativamente dos trabalhos da APIENG. “A Engenharia Piauiense está em festa com a criação da Academia. Não vamos ficar apenas em reuniões, iremos levantar os problemas do Piauí”, disse.
Para o Ex- Vice-Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA, que assumiu a Presidência do CONFEA em 1994, o Eng. Mec. Celso Cunha,  a instalação da APIENG foi um ato importante não apenas para a Engenharia, mas, principalmente, para o estado do Piauí. “Nós vamos servir de base para melhorar a vida da população e essa base vai ser o foco que a Academia terá daqui para frente. Quanto ao meu patrono, o  Eng.Civ. Francisco Sousa Neto,que faleceu com ainda pouca idade, prestou grande serviço ao estado do Piauí como engenheiro”, declarou.
Já o Geól. Wilson Martins, que assumiu a cadeira nº 13 e a vice-presidência da APIENG, frisou a honra e satisfação de participar da Academia Piauiense de Engenharia. “Após 40 anos de exercício profissional, ter o reconhecimento da escolha dentro de um elenco de tantos que compõem o Sistema Confea/Crea e Mútua é uma satisfação. A APIENG irá cumprir sua função de resgatar a imagem de engenheiros piauienses que prestaram relevante serviço ao Piauí. Hoje, estamos plantando uma semente, que tenho certeza, será uma grande árvore de desenvolvimento para o nosso estado”, declarou.

 

A solenidade  contou  com  a presença  de destacadas autoridades como o Deputado Estadual Henrique Pires, que ressaltou a relevância da Engenharia para a humanidade. “É uma Academia recente, mas que já movimenta o Piauí. Eu sempre digo da felicidade de ser Engenheiro Civil. Estou exercendo mandato de Deputado Estadual, mas à disposição da categoria. É uma felicidade  estar aqui no meio de tantos colegas Engenheiros.”, disse.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS
Jescika Araújo
Assessora de Comunicação do CREA-PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support