Confea aprova Programa de Auxílio Financeiro para os Creas

Durante a Sessão Plenária nº 1533, realizada nesta quarta-feira (17), foi aprovado o Programa de Auxílio Financeiro do Sistema Confea/Crea de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), visando a mitigação dos efeitos financeiros da crise e a garantia da manutenção das atividades essenciais dos Conselhos Regionais.

De acordo com a deliberação a Deliberação nº 81/2020, da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), o auxílio, no valor de R$ 35.313.580,13 (trinta e cinco milhões, trezentos e treze mil, quinhentos e oitenta reais e treze centavos), será em caráter temporário e emergencial, exclusivamente para o exercício de 2020. Para os Regionais que contribuem com menos de 1,5% na receita do Confea será pago em parcela única. Para os demais Regionais, em quatro parcelas iguais, bimestralmente, até o último dia útil dos meses de junho, agosto, outubro e dezembro de 2020.

A iniciativa surgiu a partir dos relatos nas reuniões do Comitê da Crise da Covid-19 do Sistema Confea/Crea e Mútua sobre a preocupação com a queda de arrecadação dos Creas, bem como a necessidade de auxiliá-los na reposição de parte destas receitas, com a finalidade de garantir o funcionamento dos Regionais. Para tanto, foi apresentado um Estudo Técnico sobre a situação financeira dos Creas, o impacto da covid-19 nas suas receitas e possíveis formas de se estabelecer um aporte financeiro aos Regionais.

Os conselheiros também aprovaram os Planos de Recuperação e Equilíbrio Financeiro (RREF) dos Creas Roraima e Rondônia.

CDEN

No período da tarde, foram aprovadas as decisões da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) de credenciamento para fins de representação junto ao Colégio de Entidades Nacionais (CDEN) das seguintes entidades: Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (Abremi), Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape Nacional) e Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET). A participação das entidades nacionais que integram o CDEN se faz enquanto órgãos consultivos do Confea, em matérias pertinentes aos assuntos nacionais de interesse das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, bem como em assuntos relativos ao planejamento estratégico do Sistema e na política de formação de profissionais.

O colegiado ainda aprovou o planejamento de campanhas publicitárias para o 2º semestre de 2020, seguindo a decisão do Conselho de Comunicação e Marketing (CCM),que tem por finalidade formular e implementar a política editorial do Confea, sendo de sua competência a apreciação e deliberação sobre o plano de comunicação institucional do Federal.

Protocolos de Intenções