Confira a programação da 76ª Soea e do 10º CNP

Saneamento básico, energia, infraestrutura, rastreabilidade e certificação, produção agrícola sustentável, gestão pública, inovação, ética e ensino são alguns dos grandes assuntos que irão pautar os debates da 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que tem como temática as “Estratégias da Engenharia, da Agronomia e das Geociências para o Desenvolvimento Nacional”. Neste ano, a Soea acontece entre 16 e 19 de setembro, em Palmas (TO).

Alinhada às demandas urgentes do Brasil, a agenda do maior evento anual do Confea reserva espaço para os profissionais analisarem questões como a gestão de riscos na mineração, o que abrange a fiscalização de barragens. Está prevista ainda palestra sobre a revitalização das atividades de exploração e produção de petróleo e gás nas bacias terrestres brasileiras.

Os assuntos locais também serão abordados durante a Semana Oficial. As cadeias produtivas do Tocantins, o panorama da piscicultura e a gestão integrada de recursos hídricos do Estado, por exemplo, serão tratados com os participantes do evento.

Uma novidade: será apresentado durante a Semana o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, cujo objetivo é contribuir para que o país alcance a igualdade de gênero e empodere mulheres e meninas, meta preconizada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 05 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira a programação da 76ª Soea, que abrange ainda o Contecc e a ExpoSoea.

CNP
Os participantes do 10º Congresso Nacional de Profissionais (CNP) já podem conhecer a programação do evento que irá acontecer logo após a Soea, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, de 19 a 21 de setembro. Veja os horários das reuniões e das sessões plenárias do Congresso.

Neste ano, os profissionais discutem os seguintes eixos temáticos: “Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia”; “Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade”; “Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia”; “Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras”; e a “Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas”. Saiba como foi a etapa de sistematização em Brasília (DF).

Equipe de Comunicação do Confea