Crea-PI, através do Programa Jovem Engenheiro, realiza palestra sobre trâmites para abrir uma empresa

O CREA-PI, através do Programa Jovem Engenheiro, promoveu, na última terça-feira (02), a palestra Engenheiro Empresário, ministrada pelo contador e empreendedor Carlos Carvalho Júnior, realizada no auditório deste Regional. O evento reuniu profissionais e estudantes de Engenharia interessados em conhecer os trâmites para abrir uma empresa.

O palestrante, Carlos Carvalho Júnior, fez uma boa avaliação da participação dos presentes durante a discussão. “Foi interessante a participação dos jovens, pois eles serão futuros empreendedores e estão buscando informações para que já estejam preparados. Desse modo, serão futuros profissionais e empresários engajados no negócio que planejam seguir”, afirmou.

A Coordenadora de Empreendedorismo do Programa, Luana Marreiros, destacou que um dos objetivos do Jovem Engenheiro é de fomentar a mentalidade empreendedora. “Fazer com que o jovem profissional saia com um perfil não só de empregado, mas de empregador e possibilite oportunidades profissionais para outras pessoas. O Programa Jovem Engenheiro está aqui para ser um facilitador nesse processo”, explicou.

O Coordenador de Capacitação do Programa Jovem Engenheiro, Pablo Santana, ressaltou que a importância da palestra é discutir assuntos que são pouco vistos nas instituições de ensino superior. “O engenheiro recém-formado não sai com tantos conhecimentos sobre essa área, tem a vontade de abrir um negócio, mas tem medo e não sabe por onde iniciar. A palestra foi muito interessante, pois sanou  dúvidas, e possibilitou informações de como iniciar seu próprio negócio”, frisou.

Outro tema discutido pelo Jovem Engenheiro, foi a importância do Registro de Empresa junto ao CREA-PI, como afirmou a Coordenadora de Ética e Legislação do Programa, Karina Marques. “Explicamos os passos necessários para registrar uma empresa no CREA-PI. Foi uma palestra muito válida e nosso compromisso principal é trazer mais conteúdos dessa natureza para que os jovens tenham um conhecimento mais abrangente de áreas na parte empresarial”, disse.

Na palestra foram explicadas as informações técnicas de como abrir a empresa, como contratar um contador, como lidar com impostos, com o patrimônio da empresa e o capital social do empreendimento. Para o eng. civ. Ruan Carlos Carvalho, que possui empresa própria, a palestra foi enriquecedora. “Deu para entender como é o procedimento para abertura de uma empresa. Só tenho a agradecer por essa palestra incrível”, contou o profissional.

A eng. agrim. Tatiane Mércia Ribeiro encontrou no evento as respostas que procurava, visto que está passando pelos trâmites necessários para abrir uma empresa. “A palestra caiu como uma luva pois sanou todas as dúvidas que eu tinha. Para abrir uma empresa não se precisa apenas de bons engenheiros, mas também de entendimento sobre empresas”, relatou.