ONG Engenheiros Sem Fronteiras-Teresina apresenta projeto ao Presidente Ulisses Filho

O Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, recebeu nesta segunda-feira (11), em seu gabinete, a visita do Eng. Civil Marcos Macêdo, idealizador do Núcleo Engenheiros Sem Fronteiras (ESF) – Teresina, e demais organizadores e voluntários do projeto. A reunião teve como finalidade apresentar a ONG internacional, que chegou ao Brasil somente em 2010 com a denominação ESF-Brasil, com o intuito de promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia.

Os projetos do ESF-Teresina são desenvolvidos e executados por voluntários locais, sendo quase todos alunos de engenharias. Atualmente, são quase 40 voluntários envolvidos com os membros de comunidades, escutando suas reais necessidades e estabelecendo parcerias e metas.

Em Teresina, o projeto teve início com uma ação pontual na residência de um idoso com deficiência física. Na visita, a equipe constatou que a moradia precisava de uma série de adequações em acessibilidade, forro e instalações elétricas. “Recuperamos o forro da casa reutilizando caixas de leite UHT – composto de papelão, alumínio e polietileno, que além de ser um produto de baixo custo, o alumínio tem a propriedade de refletir os raios infravermelhos e as ondas de calor, ou seja, desempenhando o papel de uma manta térmica, que reduz a temperatura de um ambiente em até 10 graus. Esse projeto já foi desenvolvido e executado. No momento, precisamos de recursos para adaptar o banheiro às necessidades do dono da casa devido à mobilidade reduzida”, explicou o idealizador.

Outra pauta da reunião, foi a reforma da casa de acolhimento Manain que cuida de idosos carentes. De acordo com Marcos Macêdo, o abrigo precisa da presença da engenharia. “É necessário reformar as instalações elétricas, iluminação e ventilação. Logo, cabe a engenharia otimizar e corrigir as falhas, para que possamos ajudar esses idosos” reforça.

O Presidente Ulisses Filho ressaltou o apoio ao projeto em futuras ações e a importância da engenharia transformando vidas. Opinião ratificada pelo Eng. Civil Marcos Macêdo. “Somos carentes de projetos como esse, e acredito que com a parceria iremos longe. Esse projeto é uma troca de experiências entre profissionais e estudantes contribuindo para a formação social e sustentável desses universitários”, declarou.

Para maiores informações sobre o tema estão disponíveis no Instagram @esfteresina e no site esf.org.br

 

Integrantes do ESF/Teresina participam de ação de limpeza do Rio Poti
  1. Voluntários com o dono da residência que recebeu a manta térmica.
Além da manta térmica, voluntários doaram uma cesta básica ao proprietário da residência
Confecção dos moldes para a manta térmica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support