Crea-PI e órgãos estaduais debatem a manutenção e segurança das barragens do Piauí

Durante toda a manhã desta quinta-feira (14), o CREA-PI foi palco do Simpósio Estadual de Barragens que discutiu a manutenção e inspeção das represas e contou com a presença de Conselheiros deste Regional, estudantes de engenharia e órgãos responsáveis pelas barragens no estado.

O evento, que foi realizado no auditório deste Regional, teve início com o pronunciamento de abertura do Presidente do CREA-PI, Ulisses Filho, que apontou o papel da Engenharia em indicar soluções aos problemas das barragens. “Buscamos soluções viáveis do ponto de vista social, econômico e ambiental para as barragens. Este evento tem como finalidade conhecer a situação atual das represas, conhecer sobre a legislação e como é realizado o monitoramento das barragens. Houve a participação significativa de profissionais e empresas do setor. Ficou um pouco pendente a não participação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, que poderiam repassar a real situação das barragens do Estado”, declarou.

A mesa de honra foi constituída por representantes de entidades responsáveis por acompanhar a condição de cada barragem, como a Promotora e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA/MPPI), Denise Aguiar, o Diretor de Recursos Hídricos da SEMAR-PI, Marcos Felinto, o Diretor Geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí- IDEPI,Geraldo Magela, o representante da Controladoria Geral do Estado, Gilberto Gomes, a Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da OAB-PI, Larissa Napoleão, o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba,Avelar Damasceno, e  o representante da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, o geol José Sidney Barros.

O Diretor Geral da Mútua-PI, Manoel Coelho, parabenizou o Crea-PI por incitar ao conhecimento da sociedade piauiense a problemática das barragens no estado.  “O CREA-PI reuniu diversos atores que lidam com as barragens no estado. Todos puderam expor a situação das barragens de sua responsabilidade, identificação de problemas e soluções que deverão ser tomadas. Achei excelente a iniciativa da criação de uma Fiscalização Preventiva Integrada, em parceria com o MP-PI, pois assim teremos soluções para evitar catástrofes futuras “,declarou.

O Diretor Geral do IDEPI, Geraldo Magela Barros Aguiar, apresentou relatórios técnicos da situação das barragens de responsabilidade do governo do Piauí. “É importante essa troca de informações entre os técnicos de vários órgãos e a vinda de um técnico de São Paulo nos trouxe bastante informação. Atualmente, a situação de todas as barragens é estável”, explicou.

O palestrante Claudomiro Rocha explanou sobre sua experiência com gerenciamento de barragens e Legislação Aplicada à Segurança de Barragens. “A legislação foi aprovada em 2010 e partes dela foram aos poucos acertadas. Quem trabalhou nisso, fazendo essas adequações foi muito feliz”, disse.

A representante do MP-PI, Denise Aguiar, afirmou que a partir dos dados apresentados no Simpósio, será possível compreender os relatórios de barragens.  “O evento serviu para reunir as Instituições e a sociedade em si, demonstrando que há uma necessidade de discutir profundamente o problema. O que os expositores nos trouxeram foram dados técnicos que podem nos ajudar a compreender os relatórios de barragens”, disse.

Sergio Araújo, da Seinfra, ressaltou a importância do evento. “Queria parabenizar o CREA-PI e ressaltar a importância desse movimento, dessa largada de ações que o Conselho está tomando e esperamos que possa haver consequências desse trabalho, para que sejam feitas correções antes que haja uma situação de risco para a vida das pessoas”, afirmou.

A representante da OAB-PI, Larissa Napoleão, parabenizou o Regional pela iniciativa. “Parabenizo a iniciativa do CREA-PI que oportunizou uma discussão técnica bastante qualificada sobre normas de seguranças de barragens. Agradeço o convite em nome da OAB-PI, e coloco nossa instituição à disposição”.

O eng.civ Caique Onofre elogiou a escolha dos profissionais que realizaram as palestras. “Achei um evento importante e proporcionou aos jovens esclarecer dúvidas acerca do assunto”, afirmou.