Crea-PI promove o I Fórum de Energias Renováveis em São João do Piauí

 

A importância da utilização das energias limpas foi tema do I Fórum Estadual de Energias Renováveis, na última quinta-feira (11), no Centro Cultural da Secretaria de Educação, em São João do Piauí. O evento, que teve o apoio da Mútua-PI, teve a participação de profissionais e estudantes de Engenharia, Agronomia e Geociências da região. O Fórum contou com quatro palestras relacionadas às energias renováveis: Aprovação de Projetos, Financiamento, Regulamentação, Concessões e Infraestrutura e Desenvolvimento no Setor de Transmissão, ministradas por profissionais atuantes nas respectivas áreas.

 

Na oportunidade, o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, ressaltou a importância das categorias do Sistema Confea/Crea/Mútua para o desenvolvimento do município. “O evento mostrou a viabilidade do empreendimento de energia solar, quanto ao financiamento, além da possibilidade de expansão desse negócio. Abordamos sobre como seria a inserção dos profissionais  da região nessa área que está iniciando, mas só tende a crescer”, afirmou.

Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho,

 

 

O Conselheiro e Coordenador da Câmara de Elétrica do Crea-PI, Eng. Eletric. Joselito Félix, destacou a escolha da cidade, que é uma das maiores produtoras de energias renováveis do país, para a realização do evento. “Observamos uma cidade entrelaçada com importante- subestações, grandes usinas geradoras de energia. O Piauí é o 5º maior produtor de energia eólica do país, o 3º maior produtor de energia solar e o foco está, principalmente, nessa região”, explicou.

 

Conselheiro e Coordenador da Câmara de Elétrica do Crea-PI, Eng. Eletric. Joselito Félix.

 

Ainda exaltando o potencial da região, o Prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, parabenizou  o Crea-PI pelo evento e descreveu as energias renováveis encontradas no município. “Nossa região tem muito potencial, não somente na Energia Solar, como também da nossa Subestação e toda sua rede de distribuição. Podemos atingir rapidamente o desenvolvimento econômico”, contou.

 

O Diretor da Associação Piauiense das Empresas de Energia Solar (Apisolar), Marco André Vaz, que ministrou a palestra sobre Regulamentação e Concessões, aproveitou o espaço para pedir aos presentes que se associassem. “É uma associação nova, mas estamos com vários projetos e em busca de mais associados. Juntos conseguimos mais pelo nosso estado no que diz respeito à energia solar. Só tenho a agradecer o convite e parabenizar o Crea-PI, em nome do Presidente Ulisses Filho e o Prefeito Gil Carlos, pelo apoio”, disse.

Diretor da Apisolar , Marco André Vaz, com o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho.

 

Último a se apresentar, o Responsável pela Subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em São João do Piauí, João Henrique Neto, falou sobre Infraestrutura e Desenvolvimento no Setor de Transmissão retratando o momento que as energias renováveis vivem no país. “O desenvolvimento dessa energia está crescendo bastante no Brasil e o Piauí é uma das áreas que possui grande potencial e é pouco explorada. Esse evento serviu para trazer conhecimento sobre a oportunidade de investimento em energias renováveis no estado”, finalizou.

Responsável pela Subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em São João do Piauí, João Henrique Neto.

 

O Fórum contou com a presença do Gerente de Relacionamento Equatorial- CEPISA, Joaquim MIlhomen, que proferiu a palestra sobre Aprovação de Projetos; com o Gerente em Exercício do Banco do Nordeste de São João do Piauí, Alaíde Rodrigues. Também estiveram presentes no evento o Conselheiro do Crea-PI, Eng. Agr. João Almeida; os Inspetores do Crea-PI em São Raimundo Nonato, o Eng. Civil Leonardo Galvão e o Eng. Civ. Mikayl Couto; o Gerente do Banco do Nordeste de São João do Piauí, Clodoaldo Miranda; os Conselheiros do Crea-PI.

 

O Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, juntamente com os representantes do Banco do Nordeste,Clodoaldo Andrade e André Fairis proferiram a palestra sobre Financiamento, e Gerente do BNB, Alaíde Rodrigues.

 

Conselheiro do Crea-PI, Eng. Civ. Lúcio Brito; os Inspetores do Crea-PI em São Raimundo Nonato, o Eng. Civil Leonardo Galvão e o Eng. Civ. Mikayl Couto; o Conselheiro Suplente deste Regional, João Almeida. e o Conselheiros do Crea-PI, Eng.Civ Raimundo Santos.

 

 

O Inspetor-Secretário do Crea-PI em São Raimundo Nonato, o Eng. Civ. Mikayl Couto; o Conselheiro Suplente deste Regional, João Almeida; o Inspetor-Chefe do Crea-PI de São Raimundo Nonato, Eng.Civ. Leonardo Galvão ; o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho e o Conselheiro Eng.Civ. Valdemar Machado. (esq/dir)

 

Conselheiros do Crea-PI: Eng.Civ Valdemar Machado; o Eng.Eletric Moacyr Gayoso; Coordenador da Câmara de Elétrica do Crea-PI, Joselito Félix e o Coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Raimundo Santos. ( esq/dir)
o Gerente de Relacionamento Equatorial Cepisa-, Joaquim Milhomen ao lado do Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho. ( esq/dir)

 

Conselheiros do Crea-PI: Eng.Eletric. Joselito Félix ; Igor Galdêncio; Eng.Civ. Raimundo Santos; o Eng.Eletric Moacyr Gayoso; Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho; o Responsável pela Subestação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em São João do Piauí, João Henrique Neto; os Conselheiros do Crea-PI, Eng.Civ. Valdemar Machado e o Eng. Agr. Raimundo Nonato. ( esq/dir)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support