Crea-PI recebe Medalha Centenário Alberto Silva

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI), representado no ato pelo Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, recebeu das mãos do governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, a Medalha da Ordem Estadual Centenário Alberto Tavares e Silva, ontem (08), no auditório Auditório Serra da Capivara, na sede do Tribunal Regional do Trabalho – 22ª Região.

A honraria é em comemoração ao centenário de nascimento do engenheiro por formação, ex-governador do Piauí e ex-senador Alberto Silva as personalidades que colaboraram com a atuação e  vida de Alberto Silva.

Prestigiaram o evento o Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PI), Manoel Coelho, o Presidente do Clube de Engenharia, Herbert Soares, o Conselheiro do Crea-PI, Valdemar Machado e o Diretor  Financeiro da Mútua-PI,Francisco de Assis Carvalho.

A Comitiva do Crea-PI contou com a presença do Presidente do Clube de Engenharia, Herbert Soares, do Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-PI), Manoel Coelho,o Conselheiro do Crea-PI, Valdemar Machado e o Diretor  Financeiro da Mútua-PI,Francisco de Assis Carvalho. ( esquerda para direita).

ALBERTO TAVARES E SILVA

Engenheiro por formação, Alberto Tavares e Silva foi governador do Estado por duas ocasiões; entre os anos de 1971 e 1975, e de 1987 a 1991. Foi senador da República pelo Piauí entre os anos de 1979 e 1987, e 1999 e 2007. Além disso, ocupou o cargo de deputado federal nos quadriênios 1995-1999 e 2007-2009.

Engenheiro civil, Eletricista e Mecânico pela Escola de Engenharia de Itajubá, Alberto Silva exerceu atividades profissionais e políticas por mais de seis décadas, deixando sua marca de grande realizador e a imagem de homem à frente do seu tempo. Tornou-se político sem deixar de ser um engenheiro apaixonado, realizando obras, imaginando projetos nem sempre compreendidos pelos seus contemporâneos.

Como governador do Estado, ele foi responsável por viabilizar a construção a Construção do estádio de futebol “Albertão”, o Terminal de Petróleo de Teresina, a Maternidade Dona Evangelina Rosa; Ampliação do Hospital Getúlio Vargas; Implantação da Universidade Federal do Piauí; Construção da Potycabana; Construção e implantação do Pré-Metrô de Teresina; Ampliação da rede energética, levando a eletricidade de Boa Esperança a 60 municípios piauienses; instituição da Fundação Zoobotânico.

Alberto Tavares e Silva, nasceu no município de Parnaíba, em 10 de novembro de 1918 e faleceu no ano de 2009, em Brasília.

CONFIRA AS FOTOS DA SOLENIDADE

Estiveram presentes no evento a Diretora do Centro de Tecnologia da UFPI, Nícia Formiga, Diretor da Mútua-PI, Manoel Coelho, o Presidente do Clube de Engenharia, Herbert Soares, o Prefeito em Exercício, Luís Júnior. ( esquerda para direita).