CREA-PI economiza mais de R$175 mil com licitações em 2018

Parte da equipe de Licitação do Crea-PI: Marcus Santos (esquerda) da Div.de apoio Administrativo, pelo Conselheiro e Pregoeiro Oficial, João Emílio e por Francisca Tôrres do Depto. Administrativo do Crea-PI.

No último ano, o CREA-PI implantou a modalidade Pregão Presencial, possibilitando a economia de mais de R$ 175 mil. Foram realizados 15 (quinze) certames para aquisições diversas de bens, serviços e materiais de consumo. Também foi executado um leilão, com um leiloeiro oficial, para dar utilidade a bens em desuso deste Regional, gerando ágio de 33% em relação ao valor inicialmente estimado de receitas.

É importante destacar neste processo, a transparência e a celeridade para divulgação e a abertura das licitações, bem como o ambiente de competição ampla estabelecido pelos instrumentos da licitação e da modalidade adotada. “Em alguns pregões, dependendo do seu objeto, a economia atingiu valores em torno de 3 a 5%. Em outros, atingiu economicidade de até 43% quando comparado com o valor disponibilizado e baseado em pesquisa real de preços”,declarou o Conselheiro do Crea-PI e Pregoeiro Oficial, João Emílio Pinheiro.

A utilização dos recursos deste Regional é feita com base no regramento definido pelo Tribunal de Contas da União – TCU. Para garantir a vinculação do edital com os princípios da igualdade, da isonomia e selecionar as propostas mais vantajosas para sua administração, este Regional nomeou um Pregoeiro oficial, João Emílio Pinheiro, e a equipe de apoio para realização dos certames licitatórios.

É importante ressaltar o trabalho voluntário do Pregoeiro oficial e a equipe de apoio, essenciais na realização dos serviços. “Estes agentes envolvidos organizaram os certames,  bem como participaram também das rodadas de disputas e negociações para se atingir o menor preço. Essa equipe se qualificou e, logo que deixarmos essa função, o CREA-PI terá pessoas ainda mais preparadas para levar em frente a tarefa. Afinal, essa Diretoria preza pelos recursos da instituição”, destacou João Emílio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.