Em defesa do profissional, Crea-PI solicita retificações de Editais e Licitações no estado

Em defesa da valorização profissional, o Crea-PI tem se notabilizado por cumprir um papel vigilante nos concursos públicos e licitações, realizados no estado. Ao todo, este Regional já solicitou 08 Impugnações com Pedido de Inclusão de Cargo/Titulação, 08 Pedidos de Alteração de Editais de Licitações, 10 Impugnações de Editais de Concursos Públicos, para Cumprimento do Piso Salarial, além de 02 pedidos de Alteração da Lei que trata sobre o Piso Salarial.

O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, ressalta que ações como essas tem como finalidade assegurar os direitos inerentes aos profissionais e empresas, registrados no Sistema. “Temos procurado o reconhecimento do trabalho do profissional, ou seja, a valorização da Engenharia, da Agronomia e da Geociências. No tocante ao piso salarial, acho importante que o Crea-PI, embora não tenha o dever legal, mas tem o dever moral, se manifestar diante de propostas de pagamento feito por algumas instituições, especialmente, algumas prefeituras pagando o salário de R$ 1.000,00”, declarou.

Outra iniciativa do Crea-PI são visitas realizadas a prefeitos dos municípios do estado, com o objetivo de frisar a importância dos profissionais da Engenharia, Agronomia e as Geociências para o desenvolvimento da cidade e o retorno financeiro para a prefeitura. Quanto aos editais de Licitação, o presidente Ulisses Filho acrescenta que “estamos solicitando a impugnação de editais onde está previsto o serviço de Engenharia e que, efetivamente, não tem o Engenheiro e a Empresa de Engenharia que seja responsável por executar determinada atividade. Portanto, ações como essas demonstram o compromisso deste regional e valorizam as atividades dos profissionais”, reafirmou o presidente do Crea-PI.