Cid Dias, ex-Conselheiro do Crea-PI, lança livro com todas as obras de Engenharia do estado

O engenheiro civil e escritor, Cid de Castro Dias, lançou mais uma importante obra literária para a Engenharia Piauiense, que expõe, através de fatos ilustrativos e resenhas bem elaboradas, a importância da engenharia no progresso das cidades. O livro Engenharia Piauiense traz todas as obras, desde a chegada do Conselheiro Saraiva ao estado, ressaltando os maiores períodos de progresso, como as construções feitas por Alberto Silva, e a mudança da capital de Oeiras para Teresina.

O livro mostra, em ordem cronológica, todas as obras realizadas por governadores e prefeitos da capital, com fotos coloridas de cada uma, totalizando 750 fotos. Cada obra acompanha informações sobre o Engenheiro responsável, a Construtora e o período em que foi realizada. “O livro é agradável de ler, apresenta muitas fotos e a descrição técnica é suave. Uma pessoa, mesmo que não tenha conhecimentos aprofundados em Engenharia, poderá ler sem receios, principalmente o capítulo da mudança da capital”, explicou o autor.

Além da criação de Teresina pelo Conselheiro Saraiva, o livro também dá destaque às grandes mudanças realizadas no estado, pelo governador Alberto Silva. “O Piauí era motivo de deboche no resto do país. A capital não tinha energia à noite, a geladeira era à gás. Não tínhamos Universidade, o aeroporto era um galpão de madeira. Alberto Silva, em quatro anos, asfaltou mais de mil quilômetros de estradas, implantou a Universidade Federal, trouxe energia para a capital”, contou Cid Dias.

Formado em Engenharia Civil, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará, Cid de Castro Dias participou de muitas das construções citadas no livro, chegando a ser Engenheiro Fiscal das obras do estádio Albertão, em Teresina, realizadas no governo de Alberto Silva, época em que era Conselheiro do CREA-PI. O autor já chegou a ser agraciado com as comendas do Mérito Conselheiro Saraiva, pela Câmara Municipal de Teresina, e do Mérito Renascença, do governo do estado.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support