Cid Dias, ex-Conselheiro do Crea-PI, lança livro com todas as obras de Engenharia do estado

O engenheiro civil e escritor, Cid de Castro Dias, lançou mais uma importante obra literária para a Engenharia Piauiense, que expõe, através de fatos ilustrativos e resenhas bem elaboradas, a importância da engenharia no progresso das cidades. O livro Engenharia Piauiense traz todas as obras, desde a chegada do Conselheiro Saraiva ao estado, ressaltando os maiores períodos de progresso, como as construções feitas por Alberto Silva, e a mudança da capital de Oeiras para Teresina.

O livro mostra, em ordem cronológica, todas as obras realizadas por governadores e prefeitos da capital, com fotos coloridas de cada uma, totalizando 750 fotos. Cada obra acompanha informações sobre o Engenheiro responsável, a Construtora e o período em que foi realizada. “O livro é agradável de ler, apresenta muitas fotos e a descrição técnica é suave. Uma pessoa, mesmo que não tenha conhecimentos aprofundados em Engenharia, poderá ler sem receios, principalmente o capítulo da mudança da capital”, explicou o autor.

Além da criação de Teresina pelo Conselheiro Saraiva, o livro também dá destaque às grandes mudanças realizadas no estado, pelo governador Alberto Silva. “O Piauí era motivo de deboche no resto do país. A capital não tinha energia à noite, a geladeira era à gás. Não tínhamos Universidade, o aeroporto era um galpão de madeira. Alberto Silva, em quatro anos, asfaltou mais de mil quilômetros de estradas, implantou a Universidade Federal, trouxe energia para a capital”, contou Cid Dias.

Formado em Engenharia Civil, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará, Cid de Castro Dias participou de muitas das construções citadas no livro, chegando a ser Engenheiro Fiscal das obras do estádio Albertão, em Teresina, realizadas no governo de Alberto Silva, época em que era Conselheiro do CREA-PI. O autor já chegou a ser agraciado com as comendas do Mérito Conselheiro Saraiva, pela Câmara Municipal de Teresina, e do Mérito Renascença, do governo do estado.