Expedição Safra 2018/2019 é tema de reunião entre o Crea-PI e Embrapa Meio-Norte

 

 

A Expedição Safra 2018/19 foi tema de reunião, na última semana, entre o Presidente do CREA-PI, Ulisses Filho, e o Chefe-Geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite. O evento, que já está na 13º edição, será realizado no dia 21 de março, no município de Bom Jesus, e tem como finalidade discutir as tendências do agronegócio globalizado, com destaque à região do MATOPIBA, uma grande fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão,Tocantins, Piauí e Bahia.

A Expedição Safra é um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, no Brasil e no mundo. No roteiro periódico a sondagem está presente em 16 estados brasileiros e nas regiões produtoras do Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. O evento coloca em pauta as principais cadeias produtivas e as variáveis que impactam essas cadeias, como grãos e cereais, clima, mercado, logística, tecnologia e novas fronteiras agrícolas. Por conta de uma parceria estratégica estabelecida com o Sistema Confea/Crea e Mútua, um dos seminários serão realizados tendo o Crea-PI como anfitrião.

O Presidente Ulisses Filho ressaltou a importância do evento para o Estado e a participação da Embrapa Meio-Norte. “Os convidamos e eles toparam participar do evento. Estamos tentando reunir outras entidades para que possamos fazer um evento proveitoso. Esse evento é uma parceria cujo objetivo é divulgar a safra da região, especialmente de Bom Jesus, envolvendo o MATOPIBA, e também debater a perspectiva de futuro e as dificuldades que a região enfrenta. A ideia é dar visibilidade à região para que as pessoas possam investir”, declarou.

O Chefe-Geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite, reafirmou a participação da entidade no evento. “Nossa contribuição vai ser apresentar para o setor produtivo e demais participantes as tecnologias que temos desenvolvido, os principais problemas tecnológicos do MATOPIBA, e de que forma a Embrapa tem desenvolvido soluções para esses problemas”, explicou.

Estiveram presentes também na reunião o Assessor da presidência do CREA-PI, Francisco Lira; a Chefe de Inovação e Tecnologias da Embrapa, Izabella Cabral Hassum; o Supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) e Assessor da Chefia Geral, Flávio Favaro Blanco e o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Edvaldo Sagrilo.

 

O público a ser atingido são representantes de todos os elos da cadeia produtiva, como produtor, cooperativas, empresas de insumos, agentes públicos, agentes financeiros, profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, multinacionais do setor, agentes portuários e logísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.