Expedição Safra 2018/2019 é tema de reunião entre o Crea-PI e Embrapa Meio-Norte

 

 

A Expedição Safra 2018/19 foi tema de reunião, na última semana, entre o Presidente do CREA-PI, Ulisses Filho, e o Chefe-Geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite. O evento, que já está na 13º edição, será realizado no dia 21 de março, no município de Bom Jesus, e tem como finalidade discutir as tendências do agronegócio globalizado, com destaque à região do MATOPIBA, uma grande fronteira agrícola formada pelos estados do Maranhão,Tocantins, Piauí e Bahia.

A Expedição Safra é um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos, no Brasil e no mundo. No roteiro periódico a sondagem está presente em 16 estados brasileiros e nas regiões produtoras do Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. O evento coloca em pauta as principais cadeias produtivas e as variáveis que impactam essas cadeias, como grãos e cereais, clima, mercado, logística, tecnologia e novas fronteiras agrícolas. Por conta de uma parceria estratégica estabelecida com o Sistema Confea/Crea e Mútua, um dos seminários serão realizados tendo o Crea-PI como anfitrião.

O Presidente Ulisses Filho ressaltou a importância do evento para o Estado e a participação da Embrapa Meio-Norte. “Os convidamos e eles toparam participar do evento. Estamos tentando reunir outras entidades para que possamos fazer um evento proveitoso. Esse evento é uma parceria cujo objetivo é divulgar a safra da região, especialmente de Bom Jesus, envolvendo o MATOPIBA, e também debater a perspectiva de futuro e as dificuldades que a região enfrenta. A ideia é dar visibilidade à região para que as pessoas possam investir”, declarou.

O Chefe-Geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Carvalho Leite, reafirmou a participação da entidade no evento. “Nossa contribuição vai ser apresentar para o setor produtivo e demais participantes as tecnologias que temos desenvolvido, os principais problemas tecnológicos do MATOPIBA, e de que forma a Embrapa tem desenvolvido soluções para esses problemas”, explicou.

Estiveram presentes também na reunião o Assessor da presidência do CREA-PI, Francisco Lira; a Chefe de Inovação e Tecnologias da Embrapa, Izabella Cabral Hassum; o Supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) e Assessor da Chefia Geral, Flávio Favaro Blanco e o Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento, Edvaldo Sagrilo.

 

O público a ser atingido são representantes de todos os elos da cadeia produtiva, como produtor, cooperativas, empresas de insumos, agentes públicos, agentes financeiros, profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua, multinacionais do setor, agentes portuários e logísticos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support