Expedição Safra discute tendências do agronegócio globalizado na região do Matopiba

Na próxima quinta-feira (21) a Expedição Safra 2018/19 promove em Bom Jesus (PI) uma discussão sobre tendências de produção, mercado, tecnológica e valorização profissional. O evento tem como finalidade discutir as tendências do agronegócio globalizado, com destaque à região do Matopiba – considerada como a grande fronteira agrícola nacional da atualidade -, a qual compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras.

Para se inscrever, clique aqui.

 

As expectativas do presidente do Crea Piauí, eng. agr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, que será um dos palestrantes do evento, são as melhores. “Nosso estado é agrícola e a região dos cerrados tem uma produção significativa, que só cresce e com grande perspectiva de recorde de safra neste ano agrícola.  É o momento de divulgar o Piauí e a região do Matopiba como uma oportunidade de investimento não só na produção, mas na agroindústria também”.  Segundo o presidente do Crea, entidades como a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja),  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Banco do Nordeste, todos parceiros do setor primário encamparam esse projeto.

 

Para o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, esse seminário reúne todos os agentes – profissionais, produtores, agente financeiro – que “conversam” com o agronegócio e atendem esse escopo de expansão do setor. “Essa parceria com o Sistema Confea/Crea é importante, pois traz para uma mesma discussão várias competências, habilidades, que estão dentro do escopo do agronegócio. Esse seminário é um encontro interdisciplinar, pois envolve logística, estrada, agroindústria, ou seja, várias engenharias em prol de um seguimento que é a base da economia brasileira: o agronegócio”, analisou Ferreira.

 

O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CCEAGRO), Kleber Santos, explica que esse evento é resultado da participação atuante da Coordenadoria com envolvimento dos Creas. “As câmaras regionais participaram diretamente definindo os Creas – Piauí, Paraná e Goiás – que poderiam dar apoio técnico ao debate da Expedição Safra”. O coordenador ainda adiantou o tema que deve pautar a próxima Expedição. “Quando o Confea firmou parceria com a Expedição, analisamos como a CCEAGRO poderia influenciar no projeto. Agora, além dessas discussões com participação dos Regionais, a ideia é que a agricultura familiar, que envolve várias atividades – como psicultura, produção de leite, fruticultura, seja tema da Expedição Safra neste ano”, adiantou o coordenador.

 

Programação 
O presidente do Crea Piauí, Ulisses Filho, fará abertura do evento, que deve reunir cerca de 200  pessoas no Hotel Palace Gurgueia. Em seguida, o coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira, expõe sobre os desafios e oportunidades da safra 2018/19. A regularização fundiária nos cerrados será o tema da palestra do Diretor-Geral do Instituto de Terras do Piauí (Interpi), Herbert Buenos Aires. Já o eng. agr. Antônio Carlos Moura, da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (Semar-PI), vai palestrar sobre licenciamento ambiental. Para se inscrever, clique aqui.

 

Sobre Matopiba
Dados do site da Embrapa, reforçam que a atividade agrícola tem se ampliado de maneira veloz no Matopiba. Nos últimos quatro anos, somente o estado do Tocantins expandiu sua área plantada ao ritmo de 25% ao ano, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até 2022, segundo projeções do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Brasil plantará cerca de 70 milhões de hectares de lavouras e a expansão da agricultura continuará ocorrendo no bioma Cerrado. Somente a região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia terá, nesse mesmo período, o total de 10 milhões de hectares, o que representará 16,4% da área plantada e deverá produzir entre 18 a 24 milhões de toneladas de grãos, um aumento médio de 27,8%.

Expedição Safra
A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Nesta edição, as equipes da Expedição irão percorrer quase 50 mil quilômetros em 12 estados das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, conversando com produtores, técnicos e pesquisadores. O roteiro inclui ainda visitas a áreas de produção agrícola no Paraguai, Argentina, Uruguai e Estados Unidos. Além do levantamento quantitativo da safra, verificando tecnologia das lavouras, custos de produção e impacto do clima – o foco de centenas de entrevistas, depoimentos e coleta de dados será entender, e traduzir, os movimentos do mercado e desafios ligados à logística, à comercialização e ao consumo.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *