Plenário aprova o 10º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana (CEPC)

Na  última sessão plenária (1481), os conselheiros aprovaram a realização do 10º Encontro das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana, que será realizado nos dias 14 e 15 de março de 2019, no Rio de Janeiro. Essa será a terceira vez que o Brasil recebe o encontro, considerado pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, eng. civ. Joel Krüger, uma agenda dedicada “à discussão técnica, além de ser uma oportunidade para articulação entre os países”.

Em novembro, durante a Cimeira Bilateral Brasil/Portugal, realizada em Salvador (BA),  lideranças do Confea e da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) discutiram detalhes da organização de palestras relacionadas à atividade profissional, realidade social, mobilidade e reconhecimento profissional dos engenheiros civis e ações relativas à implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – ODS 11 “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Na ocasião, também foi sugerido pelo vice-bastonário da OEP, Fernando Santos, o debate de assuntos de tendência, como indústria 4.0, mobilidade urbana, mudanças climáticas, cidades inteligentes e sustentáveis e segurança do trabalho.

De acordo com o presidente Krüger, as questões de organização serão compartilhadas pelo Confea tanto com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), anfitrião do encontro, quanto com a Associação Brasileira de Engenheiros Civis (Abenc), entidade brasileira que também integra a organismo internacional. “Vamos discutir a pauta e as questões de logística para fazermos uma bela recepção para as 31 delegações no Brasil”, afirmou.

O comitê organizador é composto pelos representantes dos países a seguir: Brasil – Confea – Eng. Civ. André Luiz Schuring; – Portugal – Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) – eng. civ. Fernando de Almeida Santos; – México – Federación de Colegios de Ingenieros Civiles de la República Mexicana (FECIC) – eng. Tito Guilhermo Fenech Cardoza.

Novo texto da Resolução 

Na última plenária, foi  aprovada a alteração à Resolução 1012/05. Pelo novo texto, o custeio das reuniões do Colégio de Presidentes (CP) e das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas (CCEC) será realizado pelo Confea e fixa a quantidade máxima de quatro reuniões por ano das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas (CCEC). A proposta será implementada a partir do exercício de 2020.

Fernanda Pimentel e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support