Presidente do Crea-PI participa da abertura 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua

 

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Ulisses Filho, está participando do 10º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea, que teve início nesta quarta-feira (03), em Brasília.  Durante o evento, também foi realizada a primeira reunião do Colégio de Presidentes (CP)  e do Colégio de Entidades Nacionais (CDEN).

A solenidade contou com a presença do embaixador de Cabo Verde, José Pedro M. Chantre D’Oliveira, que na ocasião falou do potencial das relações bilaterais entre Brasil e Cabo Verde e a expectativa do estreitamento das relações institucionais com o Conselho Federal.

 

 

Segundo Chantre D’Oliveira, a missão diplomática estará sempre a serviço daqueles que propõem reduzir os caminhos. Ele acredita que as relações históricas, culturais e a linguagem em comum contribuem para a relação entre os países. O embaixador aproveitou para repetir no CP as palavras ditas ao presidente da República, Jair Bolsonaro: “falando de relações comerciais, Cabo Verde é uma formiga, e o Brasil, um elefante. Entretanto, somos uma formiga com alma de elefante”, disse o embaixador.

Durante a abertura do evento, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, falou da importância da atuação conjunta dos países. “O nosso planejamento estratégico tem como um dos objetivos aproximação com todos os países de língua portuguesa”, disse Joel, que também destacou o posicionamento estratégico de Cabo Verde, sua geografia, porta de entrada no mercado americano. Joel ainda agradeceu ao cônsul honorário de Cabo Verde no Espírito Santo, Fred Rosalem Heliodoro, por ter viabilizado a participação do embaixador no CP.

Sobre as tratativas para assinatura de um termo de reciprocidade entre a Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde e o Confea, o presidente Joel sinalizou que ainda neste semestre deve ser oficializado. “Temos um termo de reciprocidade que deve ser pautado até março para análise do Plenário. Em julho será realizada a reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vamos tentar fazer assinatura do termo com Cabo Verde e Angola”, anunciou Krüger.

 

Ações do Sistema

Antes de encerrar os trabalhos pela manhã, Joel compartilhou com os presidentes as ações do Sistema, como o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), com o Mercado Livre, o convênio com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a reunião com o Itamaraty sobre a proximidade com os países da CPLP.  O presidente ainda destacou as ações parlamentares que resultaram em reunião com o Ministério da Educação e o Ministério da Economia sobre a Resolução 64/2020, do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM). “Amanhã o secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade, Geanluca Lorenzon, virá debater conosco essa resolução”, anunciou o presidente. Confira os temas destacados pelo presidente durante a apresentação

No período da tarde, os presidentes se reuniram e aprovaram o Relatório de Atividades de 2020 do Colégio de Presidentes. Em seguida, a chapa única foi eleita, composta pelo eng. civ. Afonso Lins (Crea-AM) e pelo eng. agr. Raimundo Ulisses (Crea-PI), como coordenador e coordenador-adjunto, respectivamente, do Colégio de Presidentes neste ano de 2021. Ambos estão no segundo mandato junto aos respectivos Creas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.