Presidente e representantes do Crea-PI prestigiam palestra de Energia Solar em Campo Maior

Na última terça-feira (08), o Presidente do CREA-PI, Ulisses Filho, participou da abertura da palestra “As vantagens da energia solar fotovoltaica”, realizada na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, no município de Campo Maior. O evento foi uma realização do Inspetor do Crea-PI, Raimundo Abreu, com o apoio deste Conselho e, contou com a presença do Conselheiro Federal, Ronald Santos, do Conselheiro do Crea-PI, Igor Gaudêncio, do Inspetor-Chefe do Crea-PI, Antônio Bona e dos gerentes de instituições como o Banco do Brasil e Banco do Nordeste.

Durante a palestra os engenheiros apresentaram os diferentes sistemas fotovoltaicos, com ênfase no sistema on gride, abordaram ainda sobre o aumento de pessoas físicas e jurídicas adeptos à energia solar.

O Inspetor do Crea-PI, Raimundo Abreu, promoveu o evento com o objetivo de desmistificar o uso do sistema fotovoltaico a população do município. “A sociedade tem a ideia que esse sistema não funciona devido a experiências que não foram bem sucedidas. O meu intuito foi justamente demonstrar  que o sistema fotovoltaico é benéfico”, declarou o Inspetor.

O Conselheiro Federal, Ronald Santos, salientou que a palestra foi importante para a divulgação do profissional habilitado ao desenvolvimento dos projetos na área. “Com essas ações há uma maior comunicação entre o profissional, comunidade e instituições financeiras, movimentando o mercado”, disse Ronald Santos.

Já o Conselheiro Igor Gaudêncio destacou a relevância da discussão para os consumidores residenciais quanto comerciais, assim como os produtores rurais na região, destacando a viabilidade e as formas de aquisição.

“É interessante frisar que, neste ano, teremos a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica. Trabalharemos assuntos relevantes da área, principalmente, no campo das energias renováveis”, afirmou.

O Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, apontou a importância de reunir a sociedade e as instituições financiadoras para divulgação dessa fonte de energia renovável. “Acho que uma cidade cresce quando esses setores se juntam em busca do desenvolvimento. Parabenizo a realização de eventos como esse que buscam aproximar os profissionais do Conselho”, finalizou.

REUNIÃO COM OS INSPETORES DE CAMPO MAIOR

Posteriormente, o Presidente Ulisses Filho esteve reunido com o Inspetor Chefe, eng.agr. Antônio Bona, e o Inspetor Tesoureiro,eng.eletric Raimundo Abreu, para alinhar futuras ações na Inspetoria do Crea-PI, em Campo Maior. Na pauta, foram abordados melhorias estruturais  e a realização de cursos profissionalizantes.

A reunião contou também com a presença do Conselheiro Federal, Ronald Santos, do Conselheiro do Crea-PI, Igor Gaudêncio.