Presidente Ulisses Filho participa do Fórum de Presidentes de Creas da Região Nordeste

Na quinta (29) e sexta-feira (30), o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, participa da 5ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes de Creas da Região Nordeste. Os gestores dos nove estados debatem na capital paraibana assuntos relacionados à uniformização de procedimentos do sistema,melhorias na qualidade dos serviços, implantação do Livro de Ordem, a padronização de ações em relação aos técnicos e proposições para o Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea-SITAC.

No primeiro dia de reunião, foi discutido a implantação do Livro de Ordem a partir das propostas aprovadas durante reunião dos assessores técnicos do sistema Confea/Crea, já que, desde janeiro deste ano, o documento é obrigatório para a emissão de Certidão de Acervo Técnico – CAT aos responsáveis pela execução e fiscalização de obras.

Fiscalização terá subsídio da Mútua

O Diretor geral  em exercício da Mútua nacional, Jorge Silveira, e a Diretora administrativa, Giucélia Figueiredo, anunciaram, na oportunidade, a criação do Prodafisc Mútua, que possibilitará o financiamento de despesas oriundas da fiscalização dos Creas pela Caixa de Assistência dos profissionais.

De acordo com os diretores, será disponibilizado 3% da receita nacional da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART para aporte da fiscalização dos Creas. O percentual, segundo Giucélia Figueiredo, equivale a R$2,5 milhões, em média. Para a engenheira, a flexibilização na utilização dos recursos do Prodafisc, buscando desonerar os Creas com os custos da fiscalização, foi muito positiva, porque, além de trazer um incremento para a receita, também leva a uma maior profissionalização do setor, já que requer o aprimoramento do planejamento e da identificação de metas e desempenho. “Com essa participação da Mútua, que trará o aperfeiçoamento estratégico da fiscalização do sistema, estamos dando a nossa grande contribuição para a sustentabilidade dos Creas e ainda gerando empregos para os profissionais e segurança para a sociedade”, afirmou..

Crea Jr

A regulamentação do programa Crea Jr, que promove a integração entre os estudantes da área tecnológica e o Sistema Confea/Crea e Mútua também foi discutida entre os gestores, para os quais deve haver uma uniformização nacional sobre o assunto.

Ficou decidido entre os gestores que, na próxima reunião do Fórum de Presidentes de Creas da Região Nordeste, serão levadas propostas de modelo de estrutura e missão do programa Crea Jr, para que os gestores remetam ao Colégio de Presidentes Nacional.

Salário Mínimo Profissional

Nesta sexta-feira (30), o não cumprimento do Salário Mínimo Profissional por parte das prefeituras municipais também ganhou espaço nas discussões da reunião. O Presidente Ulisses Filho ressaltou as ações do Crea-PI no sentido de conscientizar os gestores municipais. “Marcamos reuniões com os prefeitos para sensibilizá-los e através do setor jurídico, impugnamos editais que não cumprem com o piso salarial”, declarou Ulisses Filho.