Presidente Ulisses Filho participa do Fórum de Presidentes de Creas da Região Nordeste

 

Na quinta (29) e sexta-feira (30), o Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, participa da 5ª Reunião Ordinária do Fórum de Presidentes de Creas da Região Nordeste. Os gestores dos nove estados debatem na capital paraibana assuntos relacionados à uniformização de procedimentos do sistema,melhorias na qualidade dos serviços, implantação do Livro de Ordem, a padronização de ações em relação aos técnicos e proposições para o Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea-SITAC.

No primeiro dia de reunião, foi discutido a implantação do Livro de Ordem a partir das propostas aprovadas durante reunião dos assessores técnicos do sistema Confea/Crea, já que, desde janeiro deste ano, o documento é obrigatório para a emissão de Certidão de Acervo Técnico – CAT aos responsáveis pela execução e fiscalização de obras.

Fiscalização terá subsídio da Mútua 

O Diretor geral  em exercício da Mútua nacional, Jorge Silveira, e a Diretora administrativa, Giucélia Figueiredo, anunciaram, na oportunidade, a criação do Prodafisc Mútua, que possibilitará o financiamento de despesas oriundas da fiscalização dos Creas pela Caixa de Assistência dos profissionais.

De acordo com os diretores, será disponibilizado 3% da receita nacional da Anotação de Responsabilidade Técnica – ART para aporte da fiscalização dos Creas. O percentual, segundo Giucélia Figueiredo, equivale a R$2,5 milhões, em média. Para a engenheira, a flexibilização na utilização dos recursos do Prodafisc, buscando desonerar os Creas com os custos da fiscalização, foi muito positiva, porque, além de trazer um incremento para a receita, também leva a uma maior profissionalização do setor, já que requer o aprimoramento do planejamento e da identificação de metas e desempenho. “Com essa participação da Mútua, que trará o aperfeiçoamento estratégico da fiscalização do sistema, estamos dando a nossa grande contribuição para a sustentabilidade dos Creas e ainda gerando empregos para os profissionais e segurança para a sociedade”, afirmou..

Crea Jr

A regulamentação do programa Crea Jr, que promove a integração entre os estudantes da área tecnológica e o Sistema Confea/Crea e Mútua também foi discutida entre os gestores, para os quais deve haver uma uniformização nacional sobre o assunto.

Ficou decidido entre os gestores que, na próxima reunião do Fórum de Presidentes de Creas da Região Nordeste, serão levadas propostas de modelo de estrutura e missão do programa Crea Jr, para que os gestores remetam ao Colégio de Presidentes Nacional.

Salário Mínimo Profissional 

Nesta sexta-feira (30), o não cumprimento do Salário Mínimo Profissional por parte das prefeituras municipais também ganhou espaço nas discussões da reunião. O Presidente Ulisses Filho ressaltou as ações do Crea-PI no sentido de conscientizar os gestores municipais. “Marcamos reuniões com os prefeitos para sensibilizá-los e através do setor jurídico, impugnamos editais que não cumprem com o piso salarial”, declarou Ulisses Filho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support