Primeira turma de Engenharia do Piauí comemora 40 anos

No ano de 1975, foram semeadas as primeiras sementes em solo piauiense, para a formação inaugural de engenheiros no Piauí, regada com muitos sonhos, ideais e desejos próprios de jovens, encantados com a profissão escolhida.

A primeira turma de engenheiros, que contou com a presença de 15 estudantes, foi pioneira na criação do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que em 20 de dezembro de 1978 (quarenta anos atrás), em ato solene de colação de grau para todos os cursos da instituição de ensino, ouviram o discurso proferido pelo Magnífico Reitor, Prof. José Camilo da Silveira Filho. “Estou entregando para a sociedade os primeiros engenheiros formados no Piauí. Os primeiros de muitos que virão”, afirmou. Atualmente, apenas na UFPI, são mais de 2.400 engenheiros formados, nas mais diversas modalidades.

É importante salientar que dentre os 15 profissionais graduados da turma de engenharia de agrimensura, merecem destaque o atual vice-presidente de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), José Borges de Araújo, e o Conselheiro, Rogério de Carvalho Veras, que contribuiu grandemente com diversos trabalhos deste Conselho.

Além dos importantes engenheiros citados acima, a primeira turma foi composta por Antônio Aderson dos Reis Filho, Deocleciano Ferreira Torres, Edvaldo Henrique Ferreira Soares, Elizabeth Maria Veloso Campos, Ireneu Verçosa do Nascimento, José Lincoln de Sousa Meneses (in memorian), José Matias Filho (in memorian), José Raimundo Neto, Lúcia de Fátima Coelho Batista, Lúcia de Fátima de Sousa Santos, Maria José Ferreira de Oliveira Damasceno, Raimundo Francisco Ferreira e Jorge Ancelmo Mendonça Bezerra.

O CREA-PI cumprimenta e parabeniza todos os engenheiros da primeira turma de engenharia do Piauí, assim como o Centro de Tecnologia da UFPI, pela atuação e formação de profissionais qualificados para o Estado.