Profissionais e representantes de órgãos públicos participam de Encontro Microrregional de Uruçuí

Na última quinta-feira (27), o Crea-PI promoveu, na inspetoria de Uruçuí, o 6º Encontro Microrregional Preparatório para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP-PI). O evento contou com uma palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos e ICMS Ecológico, ministrada pelo eng. agr. José Sales. abordando o eixo temático Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade.

A abertura do evento contou com a presença do Presidente do Crea-PI, Ulisses Filho; do Diretor Financeiro da MÚTUA-PI, Francisco de Assis Carvalho; do Secretário de Agricultura de Uruçuí, Samuel Werner; dos Inspetores do Crea-PI no município Téc. Construção Civ. Djalma Veloso e  do Eng.Civ. Alexandre Cavalcante; dos Coordenadores do CEP, Eng. Civ. Pablo Santana, Eng. Civ. Laílson Ancelmo e o palestrante Eng. Agr. José Sales; dos Conselheiros Eng. Civ. Lúcio Brito e Eng. Civ. João de Deus Sousa; além de representantes da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Campus de Uruçuí do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

O Presidente Ulisses Filho considerou positiva a participação dos profissionais e das autoridades que prestigiaram o evento. “Conseguimos reunir profissionais e discutir temas urbanos, o que fez com que todas as categorias pudessem participar. Um diferencial neste Encontro foi a participação do secretário de Agricultura, representando a prefeitura. Com isso, ganham o Crea e os profissionais da região”, afirmou. Na oportunidade, o Secretário de Agricultura, Samuel Werner ressaltou a importância das atividades realizadas pelo Crea-PI na região e parabenizou a iniciativa do Conselho.

O professor do IFPI,  Eng. Agr. Paulo Henrique Dalton, apontou a importância desse tipo de evento para atualizar os conhecimentos e sugeriu, na oportunidade, modificações no tocante à formação acadêmica. “Vejo que os discentes saem defasados da instituições de ensino. Acho que deve haver uma reformulação nos projetos pedagógicos”, explicou.

Mútua em pauta – O Diretor Financeiro da MÚTUA-PI, Francisco de Assis Carvalho, apresentou informações sobre a Caixa de Assistência dos Profissionais do Sistema Confea/Crea. ” A Mútua é um importante braço assistencial do profissional”, disse.

10º CEP

Após a palestra sobre Gestão de resíduos sólidos e ICMS ecológico, sucedeu-se os informes sobre o CEP, onde os profissionais tiveram a oportunidade de sugerir e debater estratégias, por meio de propostas, para aprimorar os normativos que regulamentam o exercício da atuação profissional. As propostas serão abordadas no 10º CEP que será realizado no dias 1º e 2 de agosto, no Blue Tree Tower Rio Poty Hotel, em Teresina. As propostas definidas durante o CEP serão encaminhadas para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontece em Palmas (TO), no período de 19 à 21 de setembro.

Os Coordenadores do CEP, Eng. Civ. Pablo Santana, Eng. Civ. Laílson Ancelmo explicam sobre os Informes do 10ª CEP. esquerda / direita)
O eng.Agr. José Sales aborda sobre os Resíduos Sólidos e ICMS Ecológico

Secretário de Agricultura de Uruçuí, Samuel Werner; Presidente do Crea-PI,Ulisses Filho e o Inspetores do Crea-PI no município Djalma Veloso esquer
os Conselheiros Eng. Civ. Lúcio Brito e Eng. Civ. João de Deus Sousa e o Diretor Financeiro, Francisco de Assis Carvalho