PRONAF: Presidente do Crea-PI e entidades da classe agronômica se reúnem com superintendente do Banco do Nordeste

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Ulisses Filho, participou de audiência, nesta segunda-feira (11), com o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Diogo Martins. A reunião contou, também, com a presença do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Picos – AEAMP, Eng. Agr. Alan Michel; do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí(Aeapi),  Eng. Agr. Francisco Lira; e do conselheiro suplente do Crea-PI, Eng. Agr. Gilberval Vieira, e do agente de fiscalização do Crea-PI, Eng. Agr. Wellinton Pereira.

A reunião deu-se em função da necessidade de maiores informações sobre uma nota da Superintendência de Microfinança e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, que informou que a partir do dia (04/01), as operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na finalidade de “Investimento até R$ 20 mil reais”, serão operacionalizadas, exclusivamente, pela metodologia do Agroamigo, por meio do Agroamigo Mais, o que ocasionaria forte impacto contra o exercício profissional da classe agronômica que atuam neste importante segmento.

Na ocasião, o presidente do Crea-PI e os representantes das entidades de classe apresentaram preocupação, diante desta medida e seus impactos negativos nas atividades dos profissionais e empresas que atuam nas atividades de projetos. “O superintendente Diogo Martins nos reportou que está ciente do descontentamento e que irá levar o posicionamento da classe para a Superintendência rever essa posição. Esta ação do banco vai gerar desemprego, pois ocorrerá o fechamento de escritórios e, também, irá baixar a qualidade do serviço, visto que, não será realizada apenas por engenheiros agrônomos, mas por quaisquer profissionais. A ideia é que somente profissionais qualificados possam elaborar projetos destinados à agricultura familiar. O superintendente irá obter mais informações e na próxima semana nos repassará uma resposta. Acredito que possamos ter um retorno positivo e que irão voltar atrás na posição”, afirmou Ulisses Filho.

Na oportunidade, foram tratadas futuras parcerias, com o objetivo de maior qualificação dos profissionais, para elaboração de projetos junto ao Banco do Nordeste.