Pronaf: Presidente do Crea-PI e representantes de entidades se reúnem com deputado federal para reverter decisão do Banco do Nordeste

O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, reuniu-se com o deputado federal Júlio César, na manhã desta sexta-feira (12), em busca de apoio para reverter a decisão da Superintendência de Microfinança e Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, que definiu que as operações do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na finalidade de “Investimento de até R$ 20 mil reais”, serão operacionalizadas, exclusivamente, pela metodologia do Agroamigo, por meio do Agroamigo Mais.

A reunião contou, também, com as presenças do presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí (AEAPI), Eng. Agr. Francisco Lira, e do Engenheiro Agrônomo, Rafael Lustosa, que representaram o descontentamento das empresas projetistas, que estão sendo afetadas com esta decisão do Banco do Nordeste.

O presidente do Crea-PI esclareceu ao deputado federal que essa medida prejudica os profissionais e as empresas que atuam nas atividades de projetos, pois desde o mês de janeiro, apenas o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) pôde trabalhar com projetos de até R$ 20 mil reais, configurando, assim, monopólio de uma empresa e a exclusão dos demais profissionais que atuam na área.

Para o presidente, Ulisses Filho, a reunião foi muito proveitosa, e o deputado federal se colocou à disposição do Crea-PI, da AEAPI, da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Região de Picos (AEAMP) e de todos os profissionais que se sentirem prejudicados com esta situação. “Na ocasião, o deputado Júlio César fez contato com o presidente do Banco do Nordeste e acredito que esse problema será resolvido o mais rápido possível”, afirmou.