Soea debate o desenvolvimento nacional – Mútua é patrocinadora do evento

A abertura da 76ª Soea reuniu mais de 2 mil pessoas, entre lideranças políticas, profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes dos quatro cantos do país

A 76ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (76ª Soea) teve início na noite de segunda-feira (16), em Palmas (TO), numa cerimônia cheia de calor humano e prestigiada por lideranças políticas, profissionais, pesquisadores, docentes e estudantes dos quatro cantos do país, reunidos durante três dias para refletir, debater e propor soluções que beneficiem o desenvolvimento econômico brasileiro.

Temas como acessibilidade, aquicultura, biomas, desenvolvimento, energia, ética, indústria, infraestrutura, mineração, petróleo, recursos hídricos, robótica, saneamento e sustentabilidade na pauta de uma extensa programação, com atividades específicas realizadas pela Mútua para os participantes do evento, como as palestras “Os desafios de construir o futuro no nosso presente: prendendo fantasmas em robôs” (com o pesquisador Luiz Fernando da Silva Borges) e “Longevidade e Previdência: Sociedade 6.0” (com o especialista Nilton Molina).

Em seu discurso, Paulo Guimarães destacou a importância da Mútua como braço social do setor tecnológico

Em seu discurso na abertura do evento, Paulo Guimarães, presidente da Mútua – patrocinadora da 76ª Soea -, destacou a responsabilidade da Caixa de Assistência para os profissionais e entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua, “ainda mais importante nos momentos de crise econômica, social e de instabilidade no mercado de trabalho” e lembrou que “os benefícios, produtos e serviços oferecidos buscam conferir bem-estar, segurança, saúde e estabilidade aos associados e suas famílias”.

Fazendo menção aos mais de 42 anos de história da Instituição, Guimarães afirmou que a Mútua continua sendo construída baseada em princípios orientados sempre pelo crescimento, pela inovação e a sustentabilidade. “A Mútua tem um sólido sistema de gestão de governança corporativa baseada em diretrizes de compliance, conjunto de disciplinas que assegura a seriedade da Instituição, tendo como princípios de atuação a ética, a eficiência, a transparência, a responsabilidade, a participação coletiva e a isonomia”, garantiu.

“Registramos melhorias e avanços constantes na atuação da Mútua e as iniciativas que ela encabeça têm o propósito de alavancar ações voltadas à área tecnológica em todas as suas vertentes, primando pela união de esforços em busca de desenvolvimento e do bem comum”, assegurou.

Anfitrião do evento, o presidente do Crea-TO, Marcelo Costa Maia, afirmou que a Semana ficará marcada na história da Engenharia e da Agronomia tocantinenses. “É uma honra ver esta jovem capital sendo anfitriã do maior encontro profissional da área, colocando em pauta os temas importantes para o desenvolvimento social e econômico do país e também da região”. Maia aproveitou o momento para agradecer o apoio da Mútua e destacar que conselhos profissionais e a Engenharia, por meio da fiscalização, são estratégicos na garantia da segurança da sociedade.

Já o presidente Confea, Joel Krüger, destacou a importância da Engenharia em diferentes segmentos da vida cotidiana. “Somos os responsáveis pelo saneamento, pela mobilidade urbana, pela conservação do meio ambiente, pela mineração. Estamos presentes na conservação das florestas e até mesmo em áreas menos óbvias, como nos hospitais, repletos de aparelhos complexos desenvolvidos por profissionais da engenharia, ressaltou.

Na cerimônia, foi destacada, também, a atuação parlamentar das entidades do Sistema Confea/Crea e Mútua contra a Proposta de Emenda Constitucional nº 108/2019, que visa alterar a natureza jurídica dos conselhos profissionais, o que pode os levar à extinção.

O vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa Castro, na ocasião representando o governador Mauro Carlesse, disse saber que estavam presentes alí todas as vertentes da Engenharia brasileira e também de outros países. “Palmas e Tocantins se sentem orgulhosos pela grandeza do debate e receber um encontro como este fortalece todo o governo do estado”, disse.

A prefeita Cinthia Ribeiro lembrou, em sua fala, que Palmas nunca sofreu um acidente envolvendo construções da Engenharia 

A prefeita de Palmas (TO), Cinthia Ribeiro, afirmou que a escolha da “capital do calor humano” não poderia ter sido melhor, dada a natureza planejada do município e sua vocação para o agronegócio. Em seu discurso, a prefeita ressaltou o importante papel de fiscalização exercido pelo Sistema Confea/Crea e Mútua na garantia de segurança para a população. “Palmas, em 30 anos, nunca vivenciou um acidente envolvendo estruturas de Engenharia. Nosso crescimento continua acima da média, e essa mudança passa significativamente pela mão dos engenheiros”, acrescentou.

Na cerimônia, também foram feitas as homenagens de inscrição no Livro do Mérito, Medalha do Mérito e entidades e empresas com a Menção Honrosa (leia mais).
A Mútua na 76ª Soea

Além do patrocínio da Semana Oficial, a Mútua promove atividades específicas que também integram o evento. O atendimento em seu estande na ExpoSoea, com destaque para o TecnoPrev – o plano de previdência da Mútua -, a entrega do Prêmio Mútua e palestras patrocinadas pela Instituição, são algumas delas.

A aproximação com o CreaJr e reuniões com os diretores regionais para tratar de melhorias no atendimento aos associados constituem, ainda, a agenda da Mútua no evento.

No estande da Mútua os participantes poderão realizar novas inscrições, emitir anuidades, atualizar cadastro, tirar dúvidas sobre os benefícios reembolsáveis e sociais. Os benefícios, produtos e serviços oferecidos pela Caixa de Assistência buscam conferir apoio, segurança, saúde e estabilidade aos associados e suas famílias.

Instituições parceiras da Mútua estarão no local, como a Mongeral Aegon (que disponibiliza aos participantes do TecnoPrev possibilidades de ampliação das coberturas do pecúlio oferecido pela Mútua), a administradora de saúde Extramed e a Dynamus (Clube Mútua de Vantagens), que traz as empresas EngSure, Embracon, Drogasil e Wiz.

Fonte: Gecom Mútua

Fotos: Rafael Victor e Dimmy Falcão.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *