Ulisses Filho reúne estudantes e profissionais no “Conversando com o Presidente” em Piracuruca

17O presidente do Crea-PI, Ulisses Filho, realizou o “Conversando com o Presidente” no município de Piracuruca, com os estudantes do ensino técnico profissionalizante do Centro Estadual de Educação Profissional Rural-CEEPRU Professor Antonio de Brito Fortes, e com os profissionais da região. O evento teve como finalidade repassar informações sobre o Crea-PI, debater a situação da criação do Conselho dos Técnicos, além de conhecer as propostas pedagógicas do CEEPRU.

Esta reunião foi proposta pela direção do CEEPRU que devido a interrogações dos alunos, convocou o presidente Ulisses Filho para sanar as dúvidas “esse encontro foi de grande valia para nós, pois os discentes puderam tirar as dúvidas quanto a documentação para registrar-se no Conselho”, declara o Diretor do CEEPRU, Agenildo de Sousa. A relevância desse encontro foi ratificada pela estudante do 3º ano do curso técnico em Agropecuária, Jaqueline Lopes, “achei importante pois tirou muitas dúvidas de assuntos de interesse.”

Na oportunidade, o presidente Ulisses Filho, ressaltou que esse evento foi relevante para se reaproximar dos estudantes de nível médio que estão distantes do Crea-PI, e que pouco conhecem das funções do mesmo “a reunião foi positiva e a direção da escola profissionalizante já se mostrou interessada em novo convite para discutirmos a ética profissional.”

REUNIÃO COM OS PROFISSIONAIS

Posteriormente, o presidente do Crea-PI esteve reunido com os profissionais, formado em sua maioria por engenheiros agrônomos, e entre os temas discutidos destacam-se os aspectos de trabalho do Conselho e cursos de capacitação.

A reunião contou com a participação dos profissionais de municípios próximos, como o eng.agr.José Florêncio que reside no município de São José do Divino  que ressaltou as pertinentes orientações repassadas “essa ação faz com que os profissionais sintam-se participantes do Conselho”. Esse ponto de vista é compartilhado pelo eng.agr e professor do CEEPRU, Raimundo Neto, que enfatizou a importância do “Conversando com o Presidente” para os profissionais que moram no interior do estado “cada região tem suas necessidades, e o Conselho só poderá desenvolver suas tarefas se tiver a par dessas particularidades. E foi muito proveitosa a conversa que nos deu uma direção de como agir”, declara.

Na oportunidade, Ulisses Filho, evidenciou a importância de uma maior aproximação dos profissionais da região com as inspetorias para que possam ser repassados as demandas, como também sanar as dúvidas dos profissionais “observou-se inseguranças quanto ao papel do profissional, a questão de como fazer e baixar uma ART, cadastramento de empresas. Portanto, há uma carência de informação inclusive no tocante ao receituário agronômico de como o profissional deve proceder diante da situação”. Quanto a isso, o presidente do Crea-PI enfatizou que casas comerciais que cobram o profissional responsável pela revenda a assinatura da receita, está incorreto “a partir do momento que passam a colocar os profissionais para prescreverem uma receita, ela deixa de ser uma revenda e passa a ser uma empresa de assistência técnica. Dessa forma, a empresa tem que ter registro no Crea-PI, além de um profissional qualificado”, declara Ulisses Filho.

Quanto a cursos de capacitação, o eng.agr Fábio de Souza, declarou que os profissionais da região irão mobilizar-se para levantar as demandas de cursos de capacitação. O presidente Ulisses Filho afirmou que após o levantamento dos cursos o Crea-PI irá viabilizar, em parceria com a Embrapa, essa ação.