Conforme o art. 27 da Lei nº 5.194, de 1966, é do Confea a competência de fixar as condições para que as entidades de classe tenham direito à representação nos plenários dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – Creas, competindo a estes a atribuição para organizar e manter atualizado o registro das instituições de ensino e entidades de classe aptas a compor os plenários do Confea e dos Creas.

O registro tem por finalidade habilitar as instituições de ensino e as entidades de classe de profissionais a indicar representantes para compor o plenário dos Creas e a estabelecer parcerias. A representação no plenário do Crea relacionada será efetuada apenas por instituições de ensino que ministrem curso de nível superior e por entidades de classe que representem profissionais de nível superior.

DO DIREITO À REPRESENTAÇÃO NO PLENÁRIO DO CREA

Para ter direito a representação no plenário do Crea a instituição de ensino superior ou a entidade de classe de profissionais de nível superior deve estar registrada na respectiva circunscrição e ter formalizado o interesse em se fazer representar no plenário do Regional.

O registro de instituição de ensino superior ou de entidade de classe de profissionais de nível superior deve ser requerido de acordo com resolução específica. A instituição de ensino somente terá direito a representação em
categoria profissional de curso de engenharia ou de agronomia que esteja devidamente reconhecido e cadastrado no Crea, conforme previsto em resolução específica.

A representação da instituição de ensino superior ou da entidade de classe de profissionais de nível superior será efetivada no ano subsequente ao da homologação de seu registro pelo Confea.

A instituição de ensino superior ou a entidade de classe de profissionais de nível superior somente terá direito a representação no plenário do Crea no prazo estabelecido se a homologação de seu registro pelo Confea ocorrer até a sessão plenária do mês de junho. Para que a homologação ocorra no prazo previsto, o Crea deve protocolizar no Confea o processo de registro da instituição de ensino superior ou da entidade de classe de profissionais de nível superior até 30 de abril.

O plenário do Crea tem sua composição renovada em um terço anualmente.

Veja a Resolução do Confea 1070/2015 sobre Registro e Revisão de Registro.
Conheça também a Resolução do Confea 1071/2015  sobre o processo de Renovação do Terço do Plenário do Crea.

Relatórios

Relatório 2018 – Comissão de Renovação do Terço do Crea-PI

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support